Vítimas do Nazismo
Edith Stein, Marcel Callo,
Titus Brandsma
Edith Stein é uma das mais conhecidas vítimas do nazismo, e foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em Roma, a 11 de Outubro de 1998, com o seu nome de religião, irmã Teresa Benedita da Cruz, assumido em 1939, quando professou nas carmelitas. Nessa mesma cerimónia de canonização, o Papa João Paulo II, num gesto profético entre tantos, declarou a irmã Teresa Benedita como padroeira da Europa, ao lado do grande abade S. Bento se Mutódio. De facto, esta judia, nascida na Polónia, intelectual de grande valor, e convertida ao catolicismo, é um verdadeiro sinal evangélico nos tempos difíceis da segunda Guerra Mundial.
Neste pequeno livro, da responsabilidade das Paulinas, com o apoio da fundação à Igreja que Sofre (AJS) são Aida relatados os actos heróicos de outras duas vítimas do nazismo: os beatos Marcel Callo, beatificado por João Paulo II, em 1987; e de carmelita holandês Titus Brandsma, também ele beatificado, por João Paulo II, em Novembro de 1985. Dele disse o Papa que "no meio dos ataques do ódio, ele conseguiu amar a todos, incluindo os seus carrascos". E dizia: "Também eles são filhos do nosso Deus".
Estes são santos do nosso tempo. Deles não conhecemos apenas a lenda, mas (quase) tudo o que fizeram, o que escreveram, o que amaram. Vale a pena conhecê-los.
A. Jesus Ramos
Vítimas do nazismo. Edith Stein,
Marcel Callo, Titus Brandsma,
Paulinas, [Lisboa 2007]