Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

7 de setembro de 2007

Paróquia do Botão homenageia antigo pároco

A paróquia do Botão homenageia no próximo domingo o saudoso Padre Virgílio Gomes com uma missa presidida pelo cónego João Lavrador, transmitida pela TVI. A iniciativa partiu do Grupo Coral que dedica um trabalho discográfico, músicas todas elas originais, e um livro ao sacerdote que dirigiu aquela paróquia ao longo de 29 anos.

O Padre Virgílio Gomes completaria este ano 75 anos de idade e festejaria 50 anos de sacerdócio. A celebração das bodas de ouro estava a ser preparada com algum entusiasmo pela paróquia do Botão, mas tal não chegou a acontecer pela morte inesperada do sacerdote. A prova está no resultado do CD que foi oficialmente apresentado no domingo à comunidade.
Apesar da ausência física do Padre Virgílio, a paróquia do Botão não quis deixar de homenagear e enaltecer o trabalho deste sacerdote realizado ao longo de 29 anos.
A celebração da Eucaristia será presidida pelo cónego João Lavrador, pró-vigário da Diocese de Coimbra (em representação do Bispo) e será concelebrada pelos padres Cândido e Fernando Carvalho (actual pároco) que tomará oficialmente posse da paróquia.
Nas pequenas comunidades da nossa diocese, como é o caso do Botão, as celebrações da Eucaristia continuam a desempenhar um papel fundamental ao nível da sociabilização. A Igreja do Botão é símbolo da arquitectura manuelina, situada no coração da aldeia, no Largo da Fonte, outro monumento de interesse, datado dos anos 30.
Ao longo dos tempos, a igreja foi alvo de inúmeras obras de restauro, que (infelizmente) acabaram por modificar a sua estrutura original. Actualmente, é um monumento de valor incontestável, destacando-se o magnífico interior dominado por duas fileiras de arcos que percorrem todo o altar-mor até ao portão de entrada. Com uma acústica que lhe é própria, tem servido de espaço de ensaios do Grupo Coral ao longo de toda a sua história.
Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial