Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

4 de setembro de 2007

Escola Diocesana de Leigos inicia ano lectivo


A Escola Diocesana de Leigos, criada em 2002, vai iniciar o 6º ano de actividades durante este mês de Setembro. Com um plano de formação sistemático, que percorre as áreas fundamentais da Teologia cristã, dirige-se, prioritariamente, aos agentes de pastoral da Diocese, bem como a todos aqueles que exercem algum serviço nas nossas comunidades. Preparar bem estes agentes locais de pastoral tem sido o objectivo mais desejado da escola e também o mais conseguido.
A Igreja do séc. XXI precisa de um laicado consciente, empenhado, participativo, capaz de apontar novos caminhos ao mundo e se deixar interpelar por ele. Só uma releitura actualizada da nossa fé e da cultura actual permitirão que o Evangelho de Jesus Cristo chegue, com novidade e credibilidade, aos nossos concidadãos.
Depois de três anos de preparação, os formandos estão mais capazes de responder aos muitos desafios que, constantemente, são colocados à Igreja. Perante esta oportunidade, que não se repete muitas vezes, seria um desperdício não a aproveitar – este é o testemunho de quantos já concluíram o Curso Geral. A sociedade contemporânea está carente de um rumo certo e seguro; esse rumo é Jesus Cristo e, no entanto, as nossas comunidades parecem perder vitalidade. A Escola Diocesana de Leigos pretende, ainda que modestamente, contribuir para um compromisso eclesial mais esclarecido.
Neste ano, a Escola estará presente em Coimbra, Figueira da Foz e Oliveira do Hospital. No primeiro semestre, no Pólo de Coimbra, serão desenvolvidos os módulos "Mistério de Deus" (3ª feira) e "História da Igreja" (5ª feira), na sede da Escola; na Figueira da Foz, tratar-se-á o módulo "Antigo Testamento" (3ª feira), no Seminário Menor; e em Oliveira do Hospital serão abordados os módulos "Novo Testamento" e "Liturgia e Sacramentos" (3ª feira), na Associação de Recreio e Cultura de Galizes. Todos os pólos começarão no dia 18 de Setembro, sendo o horário lectivo habitual das 21 às 23 horas.
As inscrições estão abertas e poderão ser enviadas para a Escola Diocesana de Leigos, Seminário Maior de Coimbra, Rua Vandelli, nº 2, 3004-547 Coimbra.
Não deixemos de responder corajosamente ao desafio que o nosso Bispo lançou aos leigos da Diocese num propósito de renovação da Diocese de Coimbra. Esperamos por si!

Manuel Carvalheiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial