Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

31 de agosto de 2007

Novo Ano Pastoral



Numa carta dirigida aos sacerdotes da Diocese, o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, descreve em traços gerais o Plano Pastoral para o ano que vai começar em Outubro próximo. Por achar que interessa também aos outros diocesanos, transcrevo da referida carta o que a isso se refere:

«1. Em âmbito diocesano, o ano pastoral de 2007-08 vai ser ano de avaliação e projecto. Terminado oquinquénio do Plano Pastoral 2002-07, importa avaliar a sua realização: o que fizemos e o que não conseguimos; sobretudo identificar as causas do êxito e das falhas.
Antes de ser um princípio de pastoral, o dever de avaliar é um preceito do Evangelho: Qual o homem que, ao querer construir uma torre, não se senta primeiro a deitar contas, para ver se a pode concluir...
Esta avaliação não deve ser apenas trabalho dos responsáveis, feito em gabinete. Há-de mobilizar toda a Diocese, em reflexão de âmbito diocesano, regional, paroquial.
Assim, o próximo ano deve ser marcado pela consciência da corresponsabilidade na missão e vida da Igreja, corresponsabilidade que é dever de todos os fiéis cristãos, chamados deste modo a tornar mais viva a comunhão diocesana.
2. Para que seja realmente eficaz esta avaliação corresponsável, far-se-ão assembleias regionais, prevendo-se que anteriormente se organizem outras de dimensão arciprestal e até paroquial.
As regionais durarão um sábado e estão previstas para as seguintes datas: Região Pastoral do Centro – 23 de Fevereiro; Região Pastoral da Beira Mar – 19 de Janeiro; Região Pastoral do Nordeste – 9 de Fevereiro; Região Pastoral do Sul – 12 de Janeiro.
3. Com a mesma finalidade e no desejo de uma partilha aberta sobre a vida da Diocese, faremos uma Assembleia de todos os Sacerdotes da Diocese. Será no dia 15 de Maio.
4. Estas actividades irão ser bem definidas nas Jornadas de Reflexão e Programação do mês de Setembro na Praia de Mira.
Indico as suas datas:
Io turno: 19 a 21 de Setembro (Quarta a Sexta); 2° turno: 24 a 26 de Setembro (Segunda a Quarta).»
In "O Amigo do Povo"

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial