Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de junho de 2008

Santo António dos Olivais: festas anuais vão ser dedicadas às crianças


De 2 a 15 de Junho, a paróquia de Santo António dos Olivais vai comemorar o seu patrono. As festas, que são já uma referência para a cidade, vão ter como lema "Santo António amigo das crianças". Contam os historiadores, que as crianças foram as primeiras a beneficiar dos prodígios do Santo. Muitos milagres são testemunhados em documentos que se encontram actualmente no arquivo histórico de Câmara Municipal de Pádua (Itália).
Segundo Frei Domenico Celebrin, responsável pela comunidade franciscana dos Olivais, num comunicado enviado à nossa redacção, explica que "quando morreu Santo António, as crianças espalharam a notícia correndo pelas rua de Pádua e das aldeias limítrofes, gritando: «Morreu o frade santo, morreu Santo António!»" Segundo o franciscano, "são incontáveis os prodígios, que se atribuem ao Santo, depois da sua morte, em favor das crianças e dos adultos". Frei Domenico Celebrin, não tem qualquer dúvida que Santo António é "o santo de todos, o santo que o mundo ama, mas será sempre e de um modo especial, o santo das crianças."
De 2 a 13 de Junho, decorre na igreja, após a eucaristia, a oração da Trezena a Santo António. No dia 12, pelas 20,30 horas realiza-se no Largo Padre Estrela Ferraz, música ao vivo com a participação de artistas da região. Às 22 horas realizam-se as tradicionais Marchas Populares (do espaço museológico de Santo António até ao Largo Padre Estrela), promovidas pela Junta de Freguesia dos Olivais. No dia 13, Dia de Santo António, a celebração Eucarística será presidida por D. Ximenes Belo, às 20,30 horas. Às 21,30 horas, será proclamado pelo Prof. Pedro Tiago Martins da Silva, o famoso Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira. No dia 14 de Junho realiza-se a procissão até ao Mosteiro de Celas e do mosteiro à igreja. No dia 15 de Junho, será o dia dedicado à comunidade com a celebração Eucarística às 12 horas, seguida de almoço partilhado e uma grande tarde de convívio e festa.

Estudantes de Teologia de Coimbra preparam XVI Congresso


"A beleza de ser cristão e a alegria de comunicá-lo!" é tema do XVI Congresso de Estudos de Teologia promovido pela Associação de Estudantes de Teologia de Coimbra (alunos do Seminário Maior de Coimbra), agendado para os dias 20 e 21 de Junho.
As conferências terão lugar no auditório do Instituto Justiça e Paz (dia 20) e no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (dia 21).
Do programa destaca-se a presença de Fr. Enzo Bianchi, reconhecido teólogo italiano que proferirá duas conferências.
Será uma oportunidade rica para toda a diocese, no final de um ano pastoral, aprofundar as razões da sua fé em Jesus Cristo, "o mais belo dos filhos dos Homens" (Sl 45, 3).
Para mais informações poderão contactar a respectiva associação, para o número de telefone 239 792340 ou através de e-mail: ceteologia@gmail.com. Podem ainda consultar o blogue: ceteologia.blogspot.com

Escola Diocesana de Música Sacra encerra actividades no Senhor da Serra


O encerramento de actividades do ano escolar ocorreu no passado dia 31 de Maio em dois locais diferentes, mas próximos.
Toda a manhã, foi passada no santuário do Divino Senhor da Serra, onde professores e alunos da EDMS foram gentilmente acolhidos pelo Pároco de Semide, Padre António Pedro dos Santos. O sr. Bispo D. Albino quis estar presente e orientou uma reflexão pastoral em que falou de dificuldades reais e frequentes, sentidas pelos coros paroquiais, e do modo de as superar. Porém, o ponto alto da manhã foi a Santa Missa da festa da Visitação de Nª Senhora. Demos graças e louvores a Deus pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano e ouvimos mais uma vez as palavras do sr. Bispo que, na sequência da liturgia da Palavra, exortou os presentes a desempenhar o ministério da música sacra com verdadeiro espírito de serviço à comunidade, à imitação da Virgem Maria.
A parte da tarde decorreu, no Mosteiro de Santa Maria, em Semide. Após uma breve saudação do Director da Escola, deu-se início à habitual audição. Em primeiro lugar actuaram três alunos da classe de órgão e o prof. Dr Rui Vilão que nos deliciaram com os sons deste maravilhoso e histórico instrumento, recentemente restaurado.
Actuaram depois os alunos das classes de canto gregoriano e de direcção, respectivamente, dos profs. Dr. Alberto Seiça e Padre Dr. Pedro Miranda. Houve entrega de diplomas a oito finalistas e, por fim, actuou o Coro dos Alunos.
E, após um pequeno intervalo, a jornada terminou com o canto do hino "Akathistos", a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a Anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja. Foi também uma boa maneira de encerrar o mês de Maio, dedicado à Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe bendita.
Estão abertas as inscrições para o ano 2008 / 09: no Seminário de Coimbra, no Secretariado da Catequese e na Redacção do Correio de Coimbra.

CADC participa nas Jornadas da Pastoral da Cultura


Vai decorrer no próximo dia 20 de Junho, a quarta edição das Jornadas da Pastoral da Cultura, em Fátima. O Centre Académico de Democracia Cristã (CADC) está a tentar reunir um grupo, entre jovens e adultos, para participar neste importante evento, que este ano vai ter a particularidade de homenagear um dos maiores vultos da cultura portuguesa e da Universidade de Coimbra, a Doutora Maria Helena da Rocha Pereira. Os interessados poderão enviar um e-mail para o seguinte endereço: cadc@cadc.pt, indicando o nome, contacto telefónico e electrónico, idade e profissão.