Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de junho de 2008

Santo António dos Olivais: festas anuais vão ser dedicadas às crianças


De 2 a 15 de Junho, a paróquia de Santo António dos Olivais vai comemorar o seu patrono. As festas, que são já uma referência para a cidade, vão ter como lema "Santo António amigo das crianças". Contam os historiadores, que as crianças foram as primeiras a beneficiar dos prodígios do Santo. Muitos milagres são testemunhados em documentos que se encontram actualmente no arquivo histórico de Câmara Municipal de Pádua (Itália).
Segundo Frei Domenico Celebrin, responsável pela comunidade franciscana dos Olivais, num comunicado enviado à nossa redacção, explica que "quando morreu Santo António, as crianças espalharam a notícia correndo pelas rua de Pádua e das aldeias limítrofes, gritando: «Morreu o frade santo, morreu Santo António!»" Segundo o franciscano, "são incontáveis os prodígios, que se atribuem ao Santo, depois da sua morte, em favor das crianças e dos adultos". Frei Domenico Celebrin, não tem qualquer dúvida que Santo António é "o santo de todos, o santo que o mundo ama, mas será sempre e de um modo especial, o santo das crianças."
De 2 a 13 de Junho, decorre na igreja, após a eucaristia, a oração da Trezena a Santo António. No dia 12, pelas 20,30 horas realiza-se no Largo Padre Estrela Ferraz, música ao vivo com a participação de artistas da região. Às 22 horas realizam-se as tradicionais Marchas Populares (do espaço museológico de Santo António até ao Largo Padre Estrela), promovidas pela Junta de Freguesia dos Olivais. No dia 13, Dia de Santo António, a celebração Eucarística será presidida por D. Ximenes Belo, às 20,30 horas. Às 21,30 horas, será proclamado pelo Prof. Pedro Tiago Martins da Silva, o famoso Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira. No dia 14 de Junho realiza-se a procissão até ao Mosteiro de Celas e do mosteiro à igreja. No dia 15 de Junho, será o dia dedicado à comunidade com a celebração Eucarística às 12 horas, seguida de almoço partilhado e uma grande tarde de convívio e festa.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial