Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de junho de 2008

Escola Diocesana de Música Sacra encerra actividades no Senhor da Serra


O encerramento de actividades do ano escolar ocorreu no passado dia 31 de Maio em dois locais diferentes, mas próximos.
Toda a manhã, foi passada no santuário do Divino Senhor da Serra, onde professores e alunos da EDMS foram gentilmente acolhidos pelo Pároco de Semide, Padre António Pedro dos Santos. O sr. Bispo D. Albino quis estar presente e orientou uma reflexão pastoral em que falou de dificuldades reais e frequentes, sentidas pelos coros paroquiais, e do modo de as superar. Porém, o ponto alto da manhã foi a Santa Missa da festa da Visitação de Nª Senhora. Demos graças e louvores a Deus pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano e ouvimos mais uma vez as palavras do sr. Bispo que, na sequência da liturgia da Palavra, exortou os presentes a desempenhar o ministério da música sacra com verdadeiro espírito de serviço à comunidade, à imitação da Virgem Maria.
A parte da tarde decorreu, no Mosteiro de Santa Maria, em Semide. Após uma breve saudação do Director da Escola, deu-se início à habitual audição. Em primeiro lugar actuaram três alunos da classe de órgão e o prof. Dr Rui Vilão que nos deliciaram com os sons deste maravilhoso e histórico instrumento, recentemente restaurado.
Actuaram depois os alunos das classes de canto gregoriano e de direcção, respectivamente, dos profs. Dr. Alberto Seiça e Padre Dr. Pedro Miranda. Houve entrega de diplomas a oito finalistas e, por fim, actuou o Coro dos Alunos.
E, após um pequeno intervalo, a jornada terminou com o canto do hino "Akathistos", a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a Anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja. Foi também uma boa maneira de encerrar o mês de Maio, dedicado à Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe bendita.
Estão abertas as inscrições para o ano 2008 / 09: no Seminário de Coimbra, no Secretariado da Catequese e na Redacção do Correio de Coimbra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial