Escuteiros de Figueira de Lorvão recuperam tradição
Durante muitos anos, foi também tradição em Figueira de Lorvão (à semelhança de muitos outros locais por esse país fora), a existência de um Presépio durante toda a quadra natalícia no interior da Igreja, recordando à população que o tempo era de Natal!
Esta tradição foi caindo no esquecimento, e, de há vários anos para cá que essa cena tão familiar do nascimento do Menino Jesus não se via representada na Igreja.
Por sugestão do Conselho de Pais, os Escuteiros de Figueira de Lorvão decidiram recuperar a tradição e, durante duas semanas colocaram mãos à obra, para que o presépio voltasse a ser uma realidade. E o resultado está à vista: com uma gruta montada na típica construção escutista, com madeira e sisal, um regato de água corrente, um jogo de luzes e cenários que criam maior realismo e dezenas de figuras da vida campestre, com a Sagrada Família bem em evidência, o presépio tem cerca de 5 m2 e não passa despercebido a ninguém que entre na Igreja.
O Agrupamento de Escuteiros de Figueira de Lorvão existe há cerca de 4 anos, e tem sempre procurado ser uma força activa e de valor para esta comunidade paroquial. Actualmente, com duas Secções (Exploradores, dos 10 aos 14 anos, e Pioneiros, dos 14 aos 18 anos), é constituído por cerca de 35 elementos. Todos os Sábados, das 15h30 às 18h30 reúnem para desenvolver as suas actividades, colocando em prática o Método Escutista e contribuindo para o crescimento destes jovens.
Os Escuteiros de Figueira de Lorvão agradecem ao sr. Vítor Fernandes pela sua ajuda indispensável neste projecto, e desejam a toda a comunidade da Paróquia de Figueira de Lorvão um Santo Natal e um Próspero Ano Novo.