Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de abril de 2009

Dia Mundial da Juventude assinalado na Tocha e na Aldeia do Vale (Pombal)


Mais de 300 jovens em Febres…


Com o tema “Pomos a nossa esperança no Deus vivo”, o 4.º Encontro Arciprestal de Jovens de Cantanhede e Mira (EAJ-CM) reuniu, entre os dias 3 e 5 de Abril, 305 jovens dos 14 aos 25 anos. A Lagoa dos Cedros, em Febres, foi o local escolhido para este encontro, que se realizou em regime de acampamento, e onde não faltaram jogos, workshops, caminhadas e momentos de reflexão e oração.
Segundo a porta-voz do EAJ-CM, Carla Manco, o balanço não poderia ser melhor. “O número de participantes ter ultrapassado os 300 foi logo um sinal positivo”, revelou, depois de assegurar que a adesão “foi total em todas as actividades”. Para Carla Manco “os trabalhos desenvolvidos nos workshops, as caminhadas bem como os jogos nocturnos” foram algumas das actividades de eleição. “Houve o cuidado de que os tempos fossem cumpridos e de que as actividades fossem realizadas nos lugares definidos, para não existirem contratempos”, esclareceu, satisfeita pelo bom trabalho feito por parte dos elementos da organização.
O momento alto ficou reservado para o último dia, domingo de Ramos, data em que se celebrou o Dia Mundial da Juventude. Cerca de 600 pessoas, entre jovens e familiares, participaram nas celebrações religiosas. A eucaristia foi presidida pelo padre João Paulo Vaz, padre responsável pelo Secretariado da Pastoral Juvenil do Arciprestado de Cantanhede e Mira, depois da bênção dos ramos e da encenação ao vivo da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. “Foi uma eucaristia bem vivida e muito animada, com a presença de tantos jovens”, confirmou o pároco.
Durante a missa campal realizou-se a passagem de testemunho, no momento da acção de graças: a organização entregou uma imagem representativa da próxima edição do EAJ-CM à paróquia da Tocha, que acolherá os jovens na Praia da Tocha em 2010.



… e 250 na Aldeia do Vale

“A Juventude é tempo de esperança, porque olha para o futuro com várias expectativas”, diz-nos o Papa.
Unidos a ele, e impelidos pelo Espírito renovador, cerca de 250 jovens reuniram-se no passado dia 4 de Abril, na Aldeia do Vale, na Serra de Sicó, para celebrar a alegria de ser jovem em Cristo.
Provenientes do arciprestado de Pombal, aceitaram meditar nesse sobre a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Juventude e comprometeram-se a anunciar a Esperança, que é Jesus, com a alegria e juventude.
Segundo um testemunho enviado à redacção deste jornal, “foi um dia em cheio, onde houve tempo para brincar, cantar, caminhar, descansar, escutar e rezar”. O momento mais alto desta actividade foi a Eucaristia. Numa caminhada efectuada desde da Serra do Sicó até Pombal, os jovens participantes, colheram ramos e iniciaram a celebração do Dia de Ramos. A entrada na Praça Marquês de Pombal simbolizou a entrada triunfante e gloriosa de Jesus em Jerusalém.
No texto, a jovem, evidencia a sua vivência intensa nesta actividade, como “um grande dia de partilha”. Para além da caminhada e da celebração eucarística, ainda houve espaço para teatro e um concerto do “Kyrios”

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial