Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de junho de 2007

Maior puzzle do mundo exposto na Casa da Cultura


"A vida é um desafio", é o nome de um puzzle com cerca de 25 mil peças, criado por Royce McClure (natural da Nova Zelândia) e encontra-se actualmente exposto na Galeria do Átrio da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra.
Este trabalho foi construído por Maria Zulmira Ponte propositadamente para esta exposição e é considerado o maior puzzle do mundo. Na inauguração da exposição que decorreu no passado dia 15 de Junho pelas 18 horas, o vereador da Cultura, Mário Nunes destacou que "este trabalho é digno de uma candidatura ao Guinness".
Aproveitando a experiência que adquiriu ao longo de 20 anos a conceber puzzles, Maria Zulmira Ponte levou três meses a unir 25 mil peças. Este puzzle possui 4,28 metros de largura e 1,57 metros de altura.
A autora deste trabalho garantiu-nos que o desafio de compor este puzzle surgiu apenas pelo gosto de o fazer. Da mesma maneira que a própria vida, este trabalho está repleto de actividade, cor, beleza e drama.
O gosto pela construção de puzzles nasceu quando o seu filho tinha na altura três anos e lhe ofereceram pela Natal uma caixa de 1.500 peças. Ajudou-o a construí-lo e desde então, nunca mais parou. Entusiasmou-se com o resultado, e das 1.500 peças passou rapidamente para as 3 mil, 5 mil e assim sucessivamente. Hoje podemos apreciar os seus trabalhos com 10, 15 e 18 mil peças.
Maria Zulmira Ponte é natural de Lisboa e reside em Coimbra desde 1973. Apesar de ser enfermeira especializada nos Hospitais da Universidade de Coimbra, iniciou o prazer da construção de puzzles há cerca de 20 anos tendo, já reunido um número significativo de puzzles, que evidenciam o grau de dificuldade deste passatempo, que surgiu pelo gosto de organizar o "caos", quer pelos temas apresentados, quer pelo números de peças que envolvem.
A mostra apresenta construções em puzzles, a partir de obras de referência da História da Arte, como é o caso do "Jardim das delícias", "Le Parnasse", Guernica", "Capela Sistina", "Última Ceia" entre outros marcos artísticos espalhados pelo mundo inteiro
A mostra estará patente até ao dia 1 de Julho, de Segunda a Sexta, das 9h00 às 19h30; Sábados, entre as 14h00 e as 18h30. Encerra aos Domingos e feriados.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial