Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de junho de 2007

Casa de Formação da Rainha Santa comemora 75 anos


A Casa de Formação Cristã da Rainha Santa está a celebrar os seus 75 anos de existência. Entre este mês e Novembro, altura em que a primeira jovem deu entrada na casa, um conjunto de iniciativas irá assinalar a data. No dia 16 de Junho, realizou-se já um passeio a Nossa Senhora do Castelo (Mangualde), Nosso Senhor dos Caminhos (Rãs) e Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe).
Manuela Carvalhão Santos, presidente da direcção da Casa, afirma que não tem sido fácil mantê-la de pé. Para além do subsídio da Segurança Social, a casa de formação conta com ajudas "esporádicas de benfeitores" e com as quotas dos cerca de 30 sócios desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A Confraria da Rainha Santa tem revelado algumas dificuldades na prestação de apoio. No dia 27 de Junho, o Coro da Universidade de Coimbra e o da Associação Sol Eiras juntam-se num espectáculo de angariação de fundos, no salão da Igreja de S. José.
As instalações da Quinta das Varandas acolhem actualmente cerca de 90 jovens, sendo a esmagadora maioria proveniente de "ambiente degradados, marcados pelo alcoolismo dos pais. Algumas são órfãs. Na casa, para além do espaço e da alimentação, têm direito a uma "orientação" para que possam, depois, enfrentar o mundo, explica Manuela Carvalhão Santos. Muitas raparigas permanecem na casa enquanto frequentam o ensino superior e, segundo esta responsável, "saem com o curso e prontas a entrar no mercado de trabalho".
Ainda no âmbito das comemorações deste ano, realiza-se uma conferência, no dia 4 de Julho, na Casa Municipal da Cultura, pelas 21h30, com o tema "Rainha Santa Isabel – a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Casa de Formação Cristã da Rainha Santa". No dia 20 de Outubro, às 15h, o bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, preside a uma celebração na igreja da casa de formação, estando também presentes, nesse dia, o padre António Sousa, o cónego João Castelhano e os reverendos Joel Antunes e Jorge Camejo. Segue-se uma "Tarde de Arte" e um lanche de confraternização. As comemorações terminam no dia 11 de Novembro com um "Dia Aberto".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial