Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

12 de junho de 2007

Encerramento do ano na Escola Diocesana de Leigos


No próximo dia 22, na Figueira da Foz, a Escola Diocesana de Leigos encerrará mais um ano de trabalho e actividades, contando com a presença de muitos dos cristãos da Diocese que ainda frequentam esta proposta formativa ou já a tenham concluído num encontro presidido pelo Sr. D. Albino.
Criada em 2002, decorrente do Plano Pastoral Diocesano, a escola abriu o pólo de Coimbra, que vai no segundo curso; o pólo de Pombal, e de Cantanhede onde já se concluiu a formação; o pólo de Oliveira do Hospital, que concluirá no próximo ano; e o pólo da Figueira da Foz, que vai no segundo ano de funcionamento.
Cinco anos volvidos, e com a avaliação do Plano Pastoral que a Diocese irá fazer, também a Escola de Leigos irá avaliar o seu desempenho e a adequação da proposta que fez à realidade da Diocese, bem como o grau de consecução dos objectivos iniciais.
Contrariamente ao que se possa pensar, nunca foi objectivo proporcionar uma primeira evangelização, mas um aprofundamento da fé cristã numa linguagem crítica e actual que desencadeasse, sobretudo aos agentes de pastoral, uma maior e mais esclarecida corresponsabilidade eclesial.
Pelo testemunho de alguns leigos que passaram pela escola, foi um desafio exigente mas muito gratificante, que compensou todos os sacrifícios. Efectivamente, dispor de um ou dois dias por semana, durante três ou seis anos, com deslocações (algumas consideráveis), em período pós laboral, só por grande amor e dedicação à Igreja. Estou certo de que a renovação da Igreja não passa por grandes concentrações e manifestações mediáticas. Também são necessárias, mas num mundo globalizada e do culto do imediato, o que fica é a matriz do Evangelho e essa reveste a perseverança, a simplicidade, a discrição sincera, o compromisso autêntico com a comunidade.
Um dos aspectos metodológicos presente foi a flexibilidade da formação em função das disponibilidades das pessoas, podendo frequentar um ou dois dias por semana. Por esta razão, concluem este ano o seu curso geral sete leigos que iniciaram no primeiro ou segundo ano de funcionamento da escola. As paróquias de Santa Cruz e de São José, de Coimbra, de Torre de Vilela e de Poiares podem contar com cristãos já empenhados mas, estou certo, mais esclarecidos. É evangelizador o testemunho da persistência e clareza de objectivos destes cristãos.
Durante o próximo ano, a Escola irá fazer uma proposta diferente a toda a Diocese, num compromisso com a maior e mais eficaz organização das paróquias: será apresentado um pequeno curso para elementos dos Conselhos Económicos. Em cada Região pastoral, durante a manhã de quatro sábados, serão reflectidos temas importantes relacionados com a acção prática deste importante organismo paroquial.
Para quantos queiram participar no Encontro de Encerramento, a realizar na cidade da Figueira da Foz, fica o programa do dia 22 de Junho: acolhimento (17,30h, no auditório da Santa Casa da Misericórdia da Figueira da Foz); reflexão sobre a Exortação Apostólica de Bento XVI sobre a Eucaristia, proferida pelo Sr Dr. Alberto Seiça (18,00h); eucaristia e entrega de diplomas (19,30h na Igreja da Santa Casa da Misericórdia); jantar (20,30h, no restaurante Stella Maris, em Buarcos). Para o jantar é necessária prévia inscrição, pelo telefone 966018012. Apelo à presença dos ex-alunos da escola para este momento informal de convívio e partilha.

Manuel Carvalheiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial