Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

12 de junho de 2007

Escola Diocesana de Música Sacra

Em 10 de Junho, a Lousã acolheu alunos e professores da Escola Diocesana de Música Sacra (EDMS) que ali se deslocaram para o encerramento do XVI ano de actividade escolar.
O primeiro e mais importante momento de encontro da EDMS com a comunidade da Lousã foi a celebração solene da Santa Missa, transmitida em directo pela Estação de Rádio local. Presidiu à celebração o pároco, Pe Luís Pinho, tendo a seu lado o Pe Augusto Frade director da EDMS. O coro da Escola, dirigido e acompanhado ao órgão, respectivamente, pelos professores Dr. Alberto Seiça, Dr. Rui Vilão e a aluna Soraia (da Lousã), assumiu a parte do canto.
À tarde, pelas 15 horas, juntaram-se para um recital de música sacra, na igreja matriz, os coros litúrgicos de Lousã, Foz de Arouce, Vilarinho, Semide e o coro dos alunos da EDMS. De início, o director da Escola deu uma explicação do que se iria fazer e justificou a presença de alunos e professores. «Viemos, disse, para dar a conhecer melhor uma instituição diocesana criada propositadamente para "apoiar as comunidades cristãs, de modo particular as paroquiais, em ordem à valorização da música nas celebrações litúrgicas
O programa iniciou com música de órgão executada por 3 finalistas. Seguidamente, actuaram os alunos das classes de canto gregoriano e de direcção. Em terceiro lugar intervieram os 4 coros paroquiais a quem o director da EDMS lembrou a principal função de um coro litúrgico, isto é, estimular e conduzir a participação da assembleia na acção litúrgica. Isto consegue-se com uma formação adequada (espiritual, litúrgica e técnica) para que possam cantar bem. O grupo coral, disse, "não vai à igreja para se exibir nem para distrair o povo, mas para prestar um serviço à comunidade reunida, ajudando-a a orar melhor, cantando". Em último lugar actuou o coro dos alunos, sob direcção do Pe Pedro Miranda.
Na presença de uma numerosa assistência, aos 6 finalistas foi entregue o respectivo Diploma do Curso Geral. Uma nota a registar: pela primeira vez houve exame final da classe de órgão; três finalistas receberam também o certificado de aprovação nessa área.
Houve festa, seguida de convívio no salão paroquial. Cada grupo se esmerou em cantar bem. E receberam merecidos aplausos. Houve sã alegria e participação. O encontro terminou com o cântico «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz» cantado, a 4 vozes, pelos cerca de 80 coralistas presentes. Foi belo, muito belo. Abriu o apetite para outros encontros.
Estão abertas as inscrições para o ano 2007 / 08: no Seminário de Coimbra, no Secretariado da Catequese e na Redacção do Correio de Coimbra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial