Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de março de 2009

Renúncia quaresmal apoia Obra de Frei Gil



Apoiar a Casa da Praia de Mira da Obra de Frei Gil é um dos objectivos da renúncia quaresmal da Diocese de Coimbra. Nesta edição damos-lhe a conhecer a instituição que alberga crianças e jovens carenciados.

A Casa da Criança da Obra do Frei Gil, situada em Praia de Mira, é um dos três Lares de Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco, pertencente à Obra do Frei Gil, Instituição fundada em 1942 por Frei Gil Alferes, frade Dominicano, natural do concelho de Oliveira do Bairro.
Actualmente, o Lar acolhe permanentemente quarenta rapazes de idades compreendidas entre os 8 e os 20 anos. Estas crianças e jovens chegam à Instituição através dos pedidos oficiais dos Tribunais Judiciais ou de Família e Menores, das equipas de menores da Segurança Social (EMAT - Equipa Multidisciplinar de Assessoria aos Tribunais), ou ainda das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens espalhadas pelo país.
As crianças e jovens são essencialmente da zona Centro e Norte do país, nomeadamente Distritos de Coimbra, Leiria e Aveiro.
A equipa de colaboradores da Instituição trabalha diariamente para o cumprimento rigoroso do projecto de vida de cada criança e jovem, tendo em vista a satisfação das suas necessidades físicas e psicológicas, com a finalidade de atingir, no menor espaço de tempo possível, a sua reintegração na família biológica ou alargada, em família de acolhimento ou adoptante ou apoiar a sua inserção na vida activa, através da autonomização.
Todas as crianças e jovens frequentam o ensino regular nos 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário, Universitário e Profissional, algumas com Necessidades Educativas Especiais, tendo em conta as suas dificuldades de aprendizagem, sendo acompanhadas diariamente pelas Psicólogas e Professoras da Instituição.
Além do ensino, é também proporcionado a cada criança e jovem a sua participação e inserção nas actividades culturais, desportivas e religiosas da comunidade envolvente. A grande maioria das crianças pratica desporto nos clubes desportivos locais, frequenta a catequese na Paróquia de Praia de Mira, na qual assistem também à Eucaristia Dominical, e frequentam alguns grupos de actividades culturais e recreativas, tais como a dança ou as marchas populares.
A sustentabilidade financeira do Lar é assegurada principalmente com o Acordo de Cooperação estabelecido com o Instituto da Segurança Social de Coimbra, o qual assegura cerca de metade das despesas mensais da casa, estando a restante dependente de donativos de particulares e colectividades, os quais têm decrescido significativamente nos últimos anos.
Além deste apoio financeiro, a Instituição conta ainda com o apoio em géneros alimentares ou em espécie, provenientes de entidades como Banco Alimentar Contra a Fome, Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados do Instituto da Segurança Social, Hipermercados, Empresas, Associações Culturais e Religiosas, Agrupamentos de Escuteiros, Grupos de Catequese e particulares em geral.
Tendo em conta a necessidade urgente de requalificar e melhorar alguns dos espaços da Instituição, nomeadamente casas de banho, balneários e quartos, encontramo-nos actualmente a recolher fundos que nos permitam efectuar essas obras, indispensáveis ao bom funcionamento do Lar.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial