Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de março de 2009

Conferências Quaresmais em Coimbra



Maria do Loreto Paiva Couceiro defende "reforma do pensamento"


Maria do Loreto Paiva Couceiro do movimento do GRAAL abordou no passado dia 19 de Março, no ciclo de Conferências Quaresmais, em S. José, o tema: Que Igreja num mundo global?" Apesar da conferencista não ser nenhuma especialista em S. Paulo, abordou o fenómeno da globalização na era de S. Paulo e dos nossos dias. Para Maria do Loreto Couceiro, "podemos conhecer o mundo todo, mas continuamos individualistas". Para antiga paroquiana de S. José, "há uma homogeneização" do mundo, "uma perda de identidade cultural, onde todos se vestem de igual e comem as mesmas coisas". Segundo Maria do Loreto, "impera no mundo uma cultura do sucesso, do dinheiro e do poder. Não há cultura da sensibilidade e do amor", referiu a conferencista perante uma centena de participantes das diversas paróquias da cidade. "Vivemos num mundo com guerras de religiões e o fenómeno do terrorismo e tudo isto entra nas nossas casas através dos meios de comunicação social", salientou para explicar o fenómeno da globalização.
Maria do Loreto afirmou que na sociedade ocidental, vive-se uma crise, onde a maioria, por sinal, são cristãos - a crise da cultura da felicidade. "Todos andamos cansados, vivemos a um ritmo alucinante, há necessidade de medicamentos para descansar/dormir", alertando para que a Igreja reflicta muito seriamente sobre isto. Maria do Loreto disse ainda que "é necessária uma reforma do pensamento, que regresse às fontes, que nos dê alegria e a possibilidade de viver doutro jeito. "São necessárias novas formas de pensar a política, o ambiente, a economia, referiu ainda Maria do Loreto. Desta forma, Maria do Loreto iniciou a sua reflexão sobre S. Paulo. Ao interrogar-se sobre aquilo que o S. Paulo tinha a ver com isto tudo, Maria do Loreto responde que "Paulo criou uma nova ordem e começou a pregar uma nova civilização para um mundo globalizado". Para a conferencista, S. Paulo alterou uma nova forma de pensar, de agir, de viver, de estar e se relacionar com os outros.
As Conferências Quaresmais decorrem às quintas-feiras, pelas 21,15 horas, no Salão da paróquia de S. José. No dia 26 de Março caberá ao Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto falar sobre o tema "Comunidades e capelinhas?". D. António Couto foi ordenado bispo em 2007 e pertencia aos Missionários da Boa Nova. No dia 2 de Abril, o Padre Doutor Joaquim Carreira das Neves falará sobre o tema "Desafios da Evangelização, hoje". O Padre Carreira das Neves é professor jubilado da Universidade Católica Portuguesa e é assídua presença no programa Ecclesia transmitido de segunda a sexta-feira na RTP 2.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial