Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de março de 2009

Reunião do Conselho de Presbíteros


Nos dias 17 e 18 de Março, sob a presidência do Bispo da Diocese, D. Albino Mamede Cleto, reuniu, na praia de Mira, o Conselho de Presbíteros.
O Conselho apreciou e votou algumas linhas de orientação no sentido de ajudar as comunidades e os seus agentes pastorais a pôr em prática as indicações do Plano Diocesano.
Chamou-se a atenção para prioridade que, desde sempre, se tem dado ao testemunho e verdade pessoal dos evangelizadores. Salientou-se a experiência dos pequenos grupos de cristãos que devem ser o espaço privilegiado de crescimento na fé, de uma fé adulta que é necessariamente sinal e referência para o chamamento de outros para o seguimento de Jesus de Nazaré.
Sublinhou-se ainda a necessidade de promover uma abordagem da religiosidade popular como espaço de encontro com muitos cristãos e que pode ser ponto de partida para uma integração verdadeira na experiência eclesial.
Anotou-se, também, a necessidade de elaborar um elenco das experiências significativas que em variados sítios da Diocese têm vindo a acontecer e que podem propiciar alguns caminhos de esperança nesta abordagem, de uma Igreja que deve estar permanentemente em missão.
O Conselho foi informado, pelo Ecónomo da Diocese, sobre a situação económica do Fundo Diocesano do Clero, que tem sinais de alguma estabilidade, podendo continuar a proporcionar as ajudas aos que, pela sua idade ou pela situação económicas das paróquias, têm necessidade de apoio.
O Secretário Diocesano da Catequese deu algumas informações sobre as iniciativas que têm vindo a ser implementadas em ordem à formação de catequistas com as reuniões nos vários arciprestados. Está também marcado para breve um encontro com os Párocos para uma reflexão sobre o desenvolvimento da Catequese e das Catequeses.
O Senhor Bispo encerrou os trabalhos depois de informar sobre algumas questões importantes para a Diocese, tal como a reformulação do ISET e a necessidade de obras no Seminário de Coimbra.

Praia de Mira, 18 de Março de 2009
O Secretário do Conselho

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial