Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de março de 2009

Escolas Católicas promovem "Uma noite pela Comunidade"



No âmbito da campanha de solidariedade para com a Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis (CJSFA), em Eiras, o Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC), promoveu no passado dia 20 o espectáculo "Uma noite pela Comunidade". O auditório dos HUC foi pequeno para acolher as centenas de alunos, pais e professores que, com a sua presença e entusiasmo, mostraram que o valor da solidariedade é efectivamente sentido e promovido no dia-a-dia destas escolas.
Pelo palco, passaram os cavaquinhos do Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), as canções e danças do Externato de João XXIII, as músicas corais do Colégio de S. Teotónio, as danças jazz do Colégio de S. José, as percussões do Colégio da Rainha Santa Isabel e as músicas e danças da Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis. A Irmã Teresa Granado, directora da CJSFA, agradeceu, sentida, esta festa de convívio proporcionada pelas escolas católicas e cuja receita reverteu integralmente para ajudar os cerca de cinquenta crianças, adolescentes e jovens que têm na CJSFA a sua casa e a sua família.
Este percurso solidário do programa SOLNEC contempla outros gestos, tais como o acolhimento de crianças da Comunidade durante um dia ou um fim-de-semana, e uma série de actividades a concretizar nos próximos tempos, nomeadamente a assistência a um jogo de futebol no Estádio Cidade de Coimbra, um passeio no Basófias e o IV Festival SOLNEC. Também as Associações de Pais das Escolas Católicas estão a colaborar nesta campanha, propondo-se remodelar os pavilhões mais antigos, proporcionando assim mais conforto aos utentes.
É também desta forma que as escolas católicas se afirmam como espaços privilegiados de evangelização junto das camadas mais jovens e das suas famílias, além de, como "escolas", cultivarem a educação integral. E será esta síntese entre a Fé, a cultura e a vida que configurará a pessoa do aluno e o projectará para a sociedade, como cidadão responsável e interventivo.
Estas actividades do NEC inserem-se no projecto Vida Nova do programa SOLNEC, visando o incremento do voluntariado dos alunos das escolas católicas junto das crianças mais desfavorecidas.


J.C.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial