Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

17 de março de 2009

Movimento da Mensagem de Fátima organiza Dia do Doente em Coimbra



O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima promove no próximo dia 28 de Março um dia dedicado a todos os doentes da Diocese de Coimbra que já tenham feito um Retiro para Doentes, em Fátima, extensivo a todas as pessoas que já colaboraram nas respectivas Equipas de Apoio. Decorrerá no salão polivalente da igreja de S. José, em Coimbra. O "Correio" aproveitou esta efemeridade para entrevista o assistente espiritual do movimento em Coimbra, o cónego João Castelhano.

O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima vai realizar no dia 28 de Março um dia dedicado a todos os doentes da Diocese de Coimbra … É uma iniciativa inédita na diocese o facto de se congregar centenas de doentes num determinado local?
De há muitos anos o Movimento da Mensagem de Fátima promove a participação de doentes em Retiros a eles destinados no Santuário de Fátima. Tem sido uma experiência de encontro com o Senhor crucificado, o Deus que assim nos mostra o seu amor; tem sido, mais ainda, a descoberta do sentido do sofrimento, vivido em união com a paixão de Cristo, como lembra S. Paulo: "Completo na minha carne o que falta à paixão de Cristo no seu corpo que é a Igreja".

Qual é o objectivo desta iniciativa? Como está ser preparado e organizado?
Grande número de doentes que fizeram a experiência de um retiro em Fátima, gostariam de voltar. O que não é possível, dada o número sempre crescente dos que querem ir a primeira vez e que têm sempre prioridade. Decidiu então o Secretariado Diocesano, em seguimento de experiências semelhantes já realizadas noutras dioceses, organizar um DIA DIOCESANO DO DOENTE, aberto a todos os doentes, mas dando especial relevo aos que já fizeram a experiência do Retiro em Fátima.
O Encontro vai ter lugar no Salão Paroquial e Igreja de S. José. Começará com recitação do terço do Rosário, saudação de boas vindas e reflexão. Às 11,15h haverá uma hora de Adoração ao Santíssimo na Igreja, com confissões dos que desejarem, seguida de Missa presidida pelo Senhor D. Albino. Depois do almoço (partilhado), a Srª Drª Helena Ventura dará testemunho da sua experiência de Servita em Retiros de doentes e a Srª Drª Branca Paul falará sobre o modo como a Irmã Lúcia viveu o sofrimento. Para os que desejarem e puderem o dia terminará com a visita ao Memorial da Irmã Lúcia.

O doente continua ser esquecido?
Os Pastorinhos de Fátima, Beatos Francisco e Jacinta deixaram um exemplo admirável de vivência do sofrimento, para "consolar Nosso Senhor, que está tão ofendido". O Movimento da Mensagem de Fátima tem a preocupação de acompanhar os doentes e de lhes prestar o alívio possível. Com a consciência de que não está sozinho neste campo, nem quer substituir ninguém. Apenas quer, em fidelidade à mensagem de Nossa Senhora, dar a mão aos que precisam.

Que importância tem para si MMF?
Todo o mundo vai a Fátima! Será que todo o mundo conhece a Mensagem da Virgem? É o principal objectivo do Movimento: Dar a conhecer e ajudar a viver a Mensagem. Depois há o trabalho com os doentes… As escolas de oração… os dias de deserto… as peregrinações… o apoio aos peregrinos a pé em Almaça e em Coimbra…

O SDMMF tem estado a organizar estruturas paroquiais na diocese. È importante estar presente em todas as paróquias? Não vai entrar em concorrência com outras estruturas já existentes, nomeadamente a Legião de Maria, os Casais de Santa Maria, etc…
Gostaríamos que em todas as paróquias houvesse um Secretariado Paroquial do Movimento. Não para fazer concorrência, mas para difundir a Mensagem e propor algumas das realizações que ajudam à sua vivência. Reunião mensal, com tema de estudo e oração, primeiros sábados, acompanhamento de doentes e sua inscrição para os retiros, difusão do Jornal Oficial do Movimento - VOZ DE FÁTIMA.
Dá-nos muito gosto trabalhar com outros Movimentos Marianos já existentes, de mãos dadas.
A Mãe é a mesma.

Para Informações: Telefone 239403175; Email: sdmmfatima_coimbra@live.com.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial