Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

17 de março de 2009

Semana Cáritas em Coimbra





De 8 a 15 de Março celebrou-se a Semana Cáritas, que na Diocese de Coimbra se abriu em três frentes: Assembleia Diocesana de Acção Social e Caritativa, no dia 8, no colégio Rainha santa Isabel, com cerca de 230 participantes; peditório público na cidade de Coimbra nos dias 12, 13 e 14; diferentes iniciativas ao nível das paróquias no último Domingo, Dia Nacional da Cáritas.
Com a realização da Assembleia Diocesana, a Cáritas lançou também uma campanha de sensibilização para a problemática das mulheres vítimas de violência, campanha esta que pretende desenvolver e aprofundar ao longo deste ano. O tema da Assembleia foi todo sobre esta problemática, com uma mesa redonda de manhã orientada por uma técnica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra e por técnicas da Cáritas a trabalharem com mulheres em Equipamentos sociais (Comunidade de Inserção "Renascer" e Centro Social de Inserção, da Rua Direita), tendo havido depois do almoço um filme que retratou uma situação de violência doméstica e a actuação de um grupo de mulheres da Comunidade de Inserção "Renascer". Sublinha-se a presença durante a manhã do Sr. D. Albino Cleto, que também presidiu à Eucaristia; nas duas intervenções que fez, a abrir os trabalhos e na homilia, reforçou a necessidade de estarmos simultaneamente atentos à percepção e à compreensão deste tipo de violência. A Assembleia contou ainda com a participação de um grupo de jovens de S. Martinho do Bispo (coro da Missa), um grupo feminino de concertinas do Seixo da Beira e o Choral Polyphonico João Rodrigues Deus, de Penela.
O peditório público decorreu nos moldes tradicionais, sendo notória a dificuldade da sua renovação, apesar dos esforços encetados nesse sentido e da colaboração activa de alguns párocos da cidade. As celebrações paroquiais de que temos conhecimento centraram-se na sensibilização para a problemática da violência sobre as mulheres, conforme a proposta da Cáritas Diocesana, tendo sido distribuído largamente um "marcador de livro" com uma mensagem alusiva a esta causa.



Carlos Neves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial