Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

27 de março de 2009

Escolas Católicas promovem «mercadinho infantil»


O início da Primavera congregou, no Atrium Solum, as seis escolas católicas da diocese de Coimbra, em mais uma acção conjunta no âmbito da campanha a favor da Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis (CJSFA).
Durante a tarde, as escolas católicas, em colaboração com a BioContacto (Ciência Divertida) e com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola e do Atrium Solum, promoveram neste espaço comercial o “mercadinho infantil”. Cada Escola Católica, ao longo de semanas, recolheu diversos produtos de necessidade para os utentes da CJSFA. Esses produtos estiveram em exposição e puderam ser “comprados”, isto é, as pessoas davam o dinheiro que entendessem por um determinado produto mas não o levavam, revertendo esse contributo para a CJSFA. A par deste “negócio” pouco habitual (em tempo de crise, só possível devido ao amor ao próximo), os alunos das escolas católicas cantaram e dançaram, espalhando uma onda de solidariedade e animação para os familiares e os muitos frequentadores daquele espaço. No final, diversos pais foram entregar directamente centenas de litros de leite, de caixas de cereais, de dentífricos, de papel higiénico e de outros produtos de higiene, assim como o resultado pecuniário desta iniciativa, que se cifrou em mais de cinco centenas de euros.
A par de outras iniciativas do género, fomentadas para estabelecer convívio e desenvolver a solidariedade para com as pessoas mais desprotegidas da sociedade, as escolas católicas afirmam-se como espaços de formação integral assente nos valores evangélicos.
É, desta forma, que o aluno aprende a “ser pessoa” e a “ser com os outros”, mormente com o próximo mais necessitado, devido a muitas circunstância adversas
Esta actividade insere-se no projecto Vida Nova do programa SOLNEC, visando o incremento do voluntariado dos alunos das escolas católicas junto das crianças e jovens mais desfavorecidos.



J. C.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial