Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

27 de março de 2009

Condeixa: Comemorações dos 50 Anos das Irmãs Hospitaleiras

A Fundação Concelho de Condeixa promove um ciclo de comemorações para assinalar os 50 anos da chegada das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus a Condeixa.
As Irmãs Hospitaleiras fundaram hà 50 anos a sua Casa de Saúde Raínha Santa Isabel, para acolher e tratar mulheres deficientes mentais, desenvolvendo actividades de grande qualidade pedagógica e espiritual, segundo o caminho traçado pelo seu fundador, S. Bento Menni, hoje com estátua na rotunda rodoviária, nas proximidades da Casa de Saúde.
O ciclo de comemorações, que integra 3 momentos, desenvolve-se sob o lema “O Coração da Hospitalidade”.
O primeiro desses momentos é a 18 de Abril, às 15h, no auditório do Museu de Conimbriga, tendo como orador principal, o Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca. A atenção aos mais desfavorecidos e as respostas à crise que Portugal hoje vive, entre outras valências, estarão presentes nesta realização.
O segundo momento, também ele à volta da hospitalidade para com os mais débeis, será a 23 de Maio, também a um sábado e no mesmo local, sendo orador principal o Presidente da União das misericórdias portuguesas, Manuel de Lemos.
O coroamento deste ciclo de comemorações será a subida ao Santuário de Nossa Senhora do Círculo, a 21 de Junho, domingo, para a celebração solenizada de Missa de acção de Graças, às 13h, seguida de confratenização.
A Fundação Concelho de Condeixa pretende assim dar expressão pública ao muito apreço que toda a população do Arciprestado e do Concelho de Condeixa devota às Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e ao seu magnífico desempenho, exemplo de hospitalidade, caridade e misericórdia.
O Prof. Cardozo Duarte, presidente do Conselho de Fundadores, o Coronel Narciso dos Santos, presidente do Conselho de Administração da Fundação, e o Pe. Amilcar dos Santos Neves responsável do Santuário de Nossa Senhora do Círculo, estão a envidar esforços para enriquecer ainda mais este ciclo de comemorações, pela participação e a sinergia de entidades e pessoas que, nas paróquias e em diversas outras instituições, se dedicam ao trabalho nestas áreas, hoje tornadas, devido à crise que atravessamos, tão sensíveis, tão humanizantes e tão evangelizadoras. A Fundação espera assim, em tempos de crise, reforçar o voluntariado e consolidar a consciencialização a favor da hospitalidade, da caridade e da misericórdia, em ordem a garantir mais visibilidade e maior apoio ao pulsar deste coração da hospitalidade, em toda a região de Condeixa e à sua volta.
Todos estão cordialmente convidados a participar em todos e cada um destes eventos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial