Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

20 de janeiro de 2009

Conferência Nacional Alpha recebeu cerca de 200 participantes



Oriundos de sete dioceses, cerca de duas centenas de participantes, incluindo padres e leigos, participaram na IX Conferência Nacional Alpha
"A Igreja tem que crescer no meio e através de vós (Alpha)". Palavras de D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, no início da IX Conferência Nacional do Curso Alpha. Comparando a conferência Alpha com o fogo do Espírito Santo, o prelado disse que "este instrumento de evangelização serve para iluminar, para aquecer o coração das pessoas e transformá-las em discípulos da Igreja", referindo que "vivemos um tempo em que a Igreja precisa de leigos de todas as idades, para partilhar e espalhar a fé, as verdades e os valores cristãos."
"A força do Espírito Santo, hoje, é recebida e manifestada de braço dado com o colega, porque a Igreja é família", sustentou D. Albino, enfatizando que "os diferentes cursos já realizados estão a ser uma bênção para a nossa Igreja Diocesana". "É com imenso júbilo que tenho recebido testemunhos do crescimento apostólico em várias paróquias", anotou. O Bispo de Coimbra aproveitou o momento para deixar um apelo às sete dioceses ali representadas, no sentido de "aproveitarem o Alpha como instrumento evangelizador ao serviço das paróquias", porque, acrescentou "a Igreja precisa de novos apóstolos para anunciarem os desígnios de Deus".
Aludindo ao cântico "O espírito de Deus está aqui", D. Albino referiu que "o Espírito Santo é a luz, o fogo, a causa, a força, o caminho que faz novos discípulos para evangelizar, dando a conhecer o amor de Deus, de Cristo e do Espírito Santo.".
Dirigido a párocos, responsáveis de unidades pastorais ou arciprestados que pretendem conhecer e implantar o Curso Alpha nas suas comunidades, e a responsáveis e animadores que já dinamizam o Curso Alpha, procurando aprimorar e revigorar talentos e motivação, através de novos saberes, da oração e do louvor, tornando ainda mais atractivo e eficiente este instrumento de evangelização, a IX Conferência Nacional Alpha realizou-se, dias 17 e 18, em Cantanhede.
Esta iniciativa teve ainda por objectivos "formar" diversas equipas paroquiais que, inspiradas e capacitadas a fomentar o Curso Alpha, vão procurar dinamizar este novo modelo de apostolado em diferentes comunidades cristãs no intuito de que estas possam receber a luz do Espírito Santo e serem impactadas pelo Evangelho.
"Oração de integração", palestras de "explanação dos princípios" e "como animar um grupo de partilha", workshops de "organização prática" e de "formação de animadores e oradores", "A oração de intercessão", "Modelo de exposição Alpha", "A atitude pastoral do animador", "Integrar o Alpha na Igreja" foram alguns dos temas abordados na IX Conferência Nacional do Curso Alpha.
O padre Jorge Santos, do Secretariado Nacional, referiu que "o Curso Alpha é um modelo prático e flexível, que pode ser usado em grupos de qualquer dimensão, idade e contexto cultural", sustentando que "muitas igrejas e organizações cristãs estão a descobrir que este instrumento de evangelização se caracteriza pela sua clareza, simplicidade e eficácia na apresentação do Evangelho de Jesus Cristo, de uma forma divertida e amigável, num ambiente descontraído e acolhedor".



Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial