Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de janeiro de 2009

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009


O tema deste ano para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é “Serão um só, na tua mão”. Durante esta semana, os cristãos de todo o mundo são chamados a rezarem pela unidade “para que estejam unidos na tua mão” (cf. Ex. 37,17). Ezequiel – cujo nome significa “Deus o faz forte” – foi chamado para restituir esperança ao seu povo, numa situação política e religiosa desesperada, que perdurou depois da queda e ocupação de Israel, com o exílio de grande parte do seu povo.
Com o objectivo de procurar a Unidade durante todo o ano, esta Semana de Oração é tradicionalmente celebrada de 18 a 25 de Janeiro, data proposta há 101 anos por Paulo Wattson e tem-se vindo a concretizar, particularmente na Diocese de Coimbra, por encontros e celebrações que reúnem a Igreja Presbiteriana e a Igreja Católica que integram a Comissão Ecuménica de Coimbra.
Os textos a considerar constituem como que um convite a procurar outras ocasiões, durante o ano, para exprimir o grau de comunhão que as igrejas já conseguiram, e orar juntamente para atingir a plena unidade desejada por Cristo. Os temas propostos para o Oitavário 2009 provêm da experiência das Igrejas na Coreia. Frente à divisão do seu país, as Igrejas procuraram inspiração no profeta Ezequiel, que também viveu num país tragicamente dividido e que desejava a unidade para o seu povo.
As vigílias, que contarão com os responsáveis da Igreja Católica e da Igreja Presbiteriana, terão lugar no dia 19 de Janeiro, pelas 21 horas na igreja de Santa Cruz, em Coimbra e no dia 21, na igreja Presbiteriana, no Bebedouro, concelho da Figueira da Foz.

Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial