Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de novembro de 2008

Grupo de Jovens de Lordemão vence festival da canção religiosa


"Envio parte de Mim" é o título da canção que representará a Diocese de Coimbra no Festival Nacional a realizar dia 1 de Dezembro, em Coimbra.

O Grupo de Jovens "Sempr’abrir", de Lordemão, ao vencer o XIII Festival Jovem Diocesano da Canção, organizado pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, e realizado, sábado, no Pavilhão Multiusos da Carapinheira, será o representante da Diocese no Festival Nacional a realizar dia 1 de Dezembro, em Coimbra, com a canção "Envio parte de Mim", que também obteve o prémio "Melhor Música".
Esta jornada jovem iniciou-se, na manhã de sábado, na Carapinheira, com momentos de experiências e testemunhos, convívio, animação e partilha, entre os cerca de 80 participantes. À noite, os jovens tiveram participação activa na celebração da Eucaristia, na comunidade da Carapinheira, presidida pelo padre João Paulo Vaz, acolitado pelos padres Fernando Gonçalves e António Domingues.
O XIII Festival Jovem Diocesano da Canção teve abertura com a intervenção de D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, que se congratulou com a "grande adesão da juventude à causa da Igreja", avançando que "um festival de música religiosa é um festival de mensagem, onde cada jovem proclama "sou feliz como cristão". O festival teve por objectivos: incentivar a criação poético-musical, partindo dos valores religiosos; promover a canção religiosa como valor na evangelização e no quotidiano dos jovens; possibilitar o encontro e o convívio são e construtivo entre os jovens da Diocese de Coimbra; animar o Ano Pastoral Juvenil 2008-09, como grande encontro diocesano de início de ano, de uma forma criativa, festiva e entusiasta.
Ao todo foram treze grupos de jovens que apresentaram, perante uma plateia com mais de sete centenas, bonitas canções, todas elas aludindo ao tema: "Recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas".
O segundo prémio foi para o Grupo de Jovens de Mortágua, enquanto os anfitriões, Grupo de Jovens Nov’Idade, foram laureados com o terceiro prémio. Em quarto lugar, ex-aequo, ficaram os restantes participantes, oriundos das quatro Regiões Pastorais da Diocese: Grupo Poder da Fé (Colégio São Teotónio), Grupo Alpha Jovem (Arazede), Grupo de Jovens Geração Viva (Ereira), Grupo de Jovens Jintos por Ela (Seixas), Grupo de Jovens Brisa do Planalto (Ingote), Grupo Vespertinos (Pombal), Grupo de Jovens de S. Pedro (Palheira), Grupo de Jovens Ágape (Oliveira do Hospital), Grupo de Jovens Effathá (Avô), Grupo de Jovens de Tábua e amigos (Tábua), recebendo todos um prémio de participação.
O Júri atribuiu ainda o prémio "Melhor Letra" ao Grupo de Jovens Ágape, de Oliveira do Hospital, enquanto para Avô, seguiu o prémio "Melhor Interpretação", através do Grupo de Jovens Effathá". O prémio "Ser", num escrutínio de todos os participantes, foi entregue ao Grupo de Jovens "Juntos por Ela", de Seixas (Seixo da Beira).


Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial