Feytor Pinto preside ao encerramento do Curso de Pastoral da Saúde
Monsenhor Feytor Pinto, responsável pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Saúde, presidiu no passado dia 8 de Novembro, na sede da Caritas Diocesana de Coimbra ao encerramento do curso da Pastoral da Saúde.
Perante cerca de cem participantes que frequentaram o curso ao longo do ano, entre eles, enfermeiros, médicos, auxiliares e voluntários, Monsenhor Feytor Pinto caracterizou os objectivos de um secretariado diocesano da pastoral da saúde que acaba de ser constituído por D. Albino Cleto.
Na homilia da eucaristia a que presidiu, Monsenhor Feytor Pinto afirmou que não "há uma pastoral da saúde sem uma atitude amor". Fazendo alusão à liturgia propositadamente escolhida para o efeito (O Bom Samaritano), Monsenhor Feytor Pinto disse que o "segundo mandamento é tão importante como o primeiro". "O que conta na pastoral da saúde são as relações humanas", frisou o responsável pelo sector.
Contando com a sua vasta experiência ao longo dos anos, Mons. Feytor Pinto afirmou que na Pastoral da Saúde, tal como na parábola do "Bom Samaritano", é necessário "aproximar; perder tempo; detectar o problema; assumir responsabilidades e dar continuidade da relação que se cria com o doente".
O grande objectivo de um secretariado "é criar um corpo, diversificado na sua estrutura (desde de enfermeiros, técnicos, médicos, auxiliares e voluntários) para descobrir quem precisa de nós para podermos dar-nos de uma forma responsável e continuada".
Como referimos noutra notícia neste mesmo jornal, o novo responsável pelo secretariado diocesano da pastoral da saúde é o Dr. Alexandre Manuel Duarte Mendes (Médico).
Miguel Cotrim
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial