Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de novembro de 2008

Feytor Pinto preside ao encerramento do Curso de Pastoral da Saúde


Monsenhor Feytor Pinto, responsável pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Saúde, presidiu no passado dia 8 de Novembro, na sede da Caritas Diocesana de Coimbra ao encerramento do curso da Pastoral da Saúde.
Perante cerca de cem participantes que frequentaram o curso ao longo do ano, entre eles, enfermeiros, médicos, auxiliares e voluntários, Monsenhor Feytor Pinto caracterizou os objectivos de um secretariado diocesano da pastoral da saúde que acaba de ser constituído por D. Albino Cleto.
Na homilia da eucaristia a que presidiu, Monsenhor Feytor Pinto afirmou que não "há uma pastoral da saúde sem uma atitude amor". Fazendo alusão à liturgia propositadamente escolhida para o efeito (O Bom Samaritano), Monsenhor Feytor Pinto disse que o "segundo mandamento é tão importante como o primeiro". "O que conta na pastoral da saúde são as relações humanas", frisou o responsável pelo sector.
Contando com a sua vasta experiência ao longo dos anos, Mons. Feytor Pinto afirmou que na Pastoral da Saúde, tal como na parábola do "Bom Samaritano", é necessário "aproximar; perder tempo; detectar o problema; assumir responsabilidades e dar continuidade da relação que se cria com o doente".
O grande objectivo de um secretariado "é criar um corpo, diversificado na sua estrutura (desde de enfermeiros, técnicos, médicos, auxiliares e voluntários) para descobrir quem precisa de nós para podermos dar-nos de uma forma responsável e continuada".
Como referimos noutra notícia neste mesmo jornal, o novo responsável pelo secretariado diocesano da pastoral da saúde é o Dr. Alexandre Manuel Duarte Mendes (Médico).


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial