Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de novembro de 2008

Figueira da Foz: Monumento a Baden Powel numa rotunda


Centenas de escoteiros/escuteiros participaram no passado sábado na cerimónia de inauguração da rotunda com o nome de Baden Powell.
A ideia de um monumento de homenagem a Baden Powell (fundador do movimento escutista) surgiu de um grupo de escoteiros e a autarquia agarrou esse projecto e deu-lhe corpo, lançando um concurso que teve como vencedor Luís Manuel Ferreira Ribeiro (do Agrupamento Marítimo em formação de S. Pedro). No passado sábado à tarde, na cerimónia de inauguração do monumento (que tem várias leituras, conforme o ângulo, e que se localiza entre o centro comercial Foz Plaza e o Centro de Saúde de Buarcos), cerca de 750 escoteiros/escuteiros ajudaram a concluir o trabalho, colocando cada um, uma pedra na base do monumento (uma mão aberta). Presentes, além de todos os elementos do movimento escutista e populares, diversas entidades, civis e religiosas, que quiseram partilhar daquele "grande dia", conforme referiu o vice-presidente da autarquia Lídio Lopes, que recordou que, apesar de se escrever escoteiros ou escuteiros, referindo-se aos elementos da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) e aos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), são "duas formas mas um mesmo sentido de serviço, uma mesma forma muito positiva de estar na vida. O que importa deve ser sempre o que nos une". O vice-presidente da autarquia frisou ainda que o movimento "é uma actividade complementar da escola e da família", que confere aos jovens "outras competências, a necessidade de explorar, descobrir, a vontade de conhecer e a relação próxima com a natureza". Ou seja, "um movimento que ajuda a fazer homens e mulheres responsáveis, criativos, conscientes de si próprios, solidários, que promovam o respeito e a tolerância na sua relação com os outros".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial