Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

29 de outubro de 2008

Escolas Católicas com a Casa dos Pobres e a Comunidade de S. Francisco


Realizado com assinalável êxito o III Festival SOLNEC, em Junho, no Estádio Cidade de Coimbra, as seis escolas católicas da diocese de Coimbra pertencentes ao NEC (Externato de João XXIII, Escola da Casa de Nossa Senhora do Rosário (Tavarede) colégios da Rainha Santa Isabel, S. José, S. Teotónio e Imaculada Conceição) terminaram oficialmente a campanha de solidariedade para com a Casa dos Pobres, iniciada no ano lectivo transacto, no âmbito do Programa SOLNEC. Desta forma, no passado dia 21 de Outubro, nas novas instalações da Casa dos Pobres, em S. Martinho, realizou-se uma sessão solene onde se fez o balanço da campanha e se entregou o montante recolhido (11 222 euros). Esta sessão contou com a presença do senhor Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, do vereador da Cultura da C.M.C., Dr. Mário Nunes, de representações do Governo Civil e Direcção Regional de Educação do Centro, de professores e alunos das escolas católicas e dirigentes, amigos e utentes da Casa dos Pobres. Também estiveram presentes responsáveis das instituições ajudadas pelo NEC nos últimos anos – ACREDITAR e APPACDM.
Depois de um momento cultural protagonizado pelos alunos do Externato de João XXIII, diversos oradores focaram a grandeza da obra levada a cabo pela direcção da Casa dos Pobres, agora em fase de conclusão, assim como a solidariedade e generosidade manifestadas pelos alunos das escolas católicas. Também a madrinha do projecto, Dra. Maria de Jesus Barroso Soares, se associou a este momento, enviando uma mensagem aos alunos das escolas católicas e aos utentes da Casa dos Pobres.
D. Albino Cleto mostrava-se satisfeito com o culminar de mais um projecto de solidariedade, fundamentado na essência da escola católica – a pessoa e a vida de Jesus Cristo -, esperando que estas iniciativas continuem com muita participação e entusiasmo de forma a promoverem maior qualidade de vida às pessoas mais carenciadas.
O NEC aproveitou esta oportunidade para fazer a apresentação pública do próximo projecto do programa SOLNEC: uma campanha de solidariedade a favor da Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis, de Eiras. A Ir. Teresa Granado, responsável pela Instituição, agradeceu este "projecto de amor" do NEC e partilhou a sua experiência de entrega aos mais desprotegidos da sociedade.
A sessão terminou com mais um momento cultural, agora proporcionado pelos alunos do Colégio da Imaculada Conceição, de Cernache.
Lembramos que no âmbito da campanha a favor da Casa dos Pobres (Projecto Vida Plena), foi eleita uma madrinha (Dra. Maria de Jesus Barroso) e um padrinho (Pedro Roma). Em 27/11, o NEC promoveu uma conferência de imprensa, com a presença da madrinha e de muitos jornalistas. Em 13/1, os utentes da Casa dos Pobres foram assistir ao desafio de futebol Académica x Sporting. Em 17/4, 60 alunos conviveram com cerca de 20 utentes no Basófias, saboreando um passeio pelo Rio Mondego. Em 16/5, realizou-se o espectáculo "Uma noite pela Casa dos Pobres". Em 27/5, realizou-se a 2ª conferência de imprensa. Em 7/6, promoveu-se o III Festival SOLNEC, no Estádio Cidade de Coimbra, com a presença de duas mil pessoas. Presentemente está a leiloar-se, na Net, a camisola do Miguel Veloso, oferecida por ele aquando da deslocação do Sporting a Coimbra. Além destas actividades conjuntas, as EC realizaram um rally paper, um Concerto de Reis, exposições de telas, festas da solidariedade, vendas de rifas, muitas visitas à Casa dos Pobres e participação em alguns "almoços dos românticos". O blog http://casadospobresdecoimbra.blogspot.com/ da Casa dos Pobres apresenta o percurso ilustrado das principais actividades da campanha.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial