Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha fotografia
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

21 de outubro de 2008

Padre José Carraco deixa a paroquialidade de Montemor

O padre José Carraco, pároco de Montemor-o-Velho e pioneiro do ensino secundário no concelho foi, a seu pedido, dispensado do múnus paroquial.


Aos 78 anos de idade, e após cerca de 46 anos ao serviço da comunidade cristã da paróquia de Santa Maria de Alcáçova e S. Martinho, de Montemor-o-Velho, o padre José Carraco dos Reis Marques, a seu pedido, foi dispensado do múnus paroquial, por D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, continuando, no entanto, a colaborar na pastoral da paróquia, celebrando a eucaristia na capela de Nossa Senhora de Campos.
Além da missão pastoral que a diocese lhe atribuiu durante este largo período, acumulando também as paróquias da Carapinheira e Gatões durante cerca de 24 anos, o padre José Carraco foi um dos pioneiros do ensino secundário no concelho de Montemor-o-Velho, como co-fundador do ex-Externato Fernão Mendes Pinto, no início da década de 60, do século passado, proporcionando novos horizontes educativos, culturais, sociais e profissionais a dezenas de indivíduos.
Para substituir este clérigo, D. Albino Cleto nomeou os padres José Luís Ferreira e António Domingues, Missionários do Preciosíssimo Sangue, como párocos "in solido" de Montemor-o-Velho, mantendo a paroquialidade de Carapinheira, Verride, Abrunheira, Reveles, Vila Nova da Barca e Reitoria da Ereira. De acordo com o exarado na nomeação diocesana, os padres Élcio Roberto dos Santos, Martinho Alves de Sousa e um novo Sacerdote (da Fraternidade de Jesus Salvador, sedeada em Meãs), irão colaborar na actividade sacramental da Carapinheira, Montemor e Paróquias vizinhas, mantendo a paroquialidade de Meãs do Campo, Tentúgal, Lamarosa, S. Martinho de Árvore e S. Silvestre, "numa comunhão de apostolado".
Estes novos párocos de Montemor tomaram posse, no passado domingo, durante a Celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz de S. Martinho, presidida por Monsenhor Leal Pedrosa, participando neste acto, além do padre Carraco e dos novos párocos, os presbíteros sedeados em Meãs e o padre José Cunha, de Soure.
Após o rito inicial da saudação, Monsenhor Leal Pedrosa prestou agradecimentos ao pároco cessante, exaltando o seu trabalho sacerdotal como "digno e fiel servidor da palavra de Deus nas paróquias onde exerceu a pastoral" e aos novos sacerdotes da comunidade de Montemor pela disponibilidade que ambos mostraram face à actual renovação desenhada pelas necessidades da diocese. Afirmando que "o múnus pastoral não tem limites geográficos, entre paróquias vizinhas", Monsenhor Leal Pedrosa destacou "a renovação agora efectivada, beneficiando esta grande unidade pastoral e a diocese".



Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial