Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

21 de outubro de 2008

D. Albino Cleto apresenta Plano Pastoral na Região da Beira-Mar


D. Albino Cleto presidiu, dia 18 de Outubro, no Seminário da Figueira da Foz, ao encontro de apresentação do novo plano pastoral da Diocese de Coimbra, para o triénio 2008/2011.
Numa assembleia de cerca de uma centena de pessoas, representando diversas paróquias e arciprestados da Região Pastoral da Beira-Mar, entre párocos e leigos dos diferentes movimentos paroquiais, o Bispo de Coimbra dirigiu o encontro divido em duas partes que se complementaram. Na primeira, agradecendo a presença e disponibilidade "dos apóstolos de Jesus", o prelado anunciou os tópicos e o grande objectivo do plano pastoral, frisando que "estamos aqui para melhorar, corrigir ou acrescentar algo aos contributos que tivestes oportunidade de dar, no encontro de Janeiro, para a elaboração deste plano".
Acentuando que "os leigos devem ser apóstolos para fazer novos discípulos", D. Albino disse que "a Igreja precisa de se renovar", indicando as áreas prioritárias para o anúncio e o convite ao Evangelho: Catequese, Família, Juventude, Comunicação Social e "Inovação de cada Comunidade Cristã" fiel à Eucaristia e consciente da importância da Oração e onde devemos anunciar abertamente a felicidade das vocação de consagração".
Num segundo momento, o Bispo "deu" a palavra aos participantes, no sentidos destes contribuírem com sugestões, nomeadamente através do testemunho da sua participação nos diferentes movimentos paroquiais. "o plano deve ser um sinal de abertura aos novos tempos que nos apresenta novos desafios"; "não basta ser leigo orante, é preciso ser leigo de apostolado"; "a diocese deve procurar divulgar o Plano Pastoral junto das comunidades paroquiais, através da comunicação social"; "o Escutismo é um bom exemplo para cativar e iniciar uma evangelização inovadora"; o curso Alpha é um método de rejuvenescimento das comunidades paroquiais; não podemos inovar e consequentemente ‘fazer’ discípulos sem darmos o nosso testemunho e fazer a caridade"; "o que faço eu, como cristão, para ajudar na Acção Social?", foram algumas questões apresentadas, visando "contribuir para o sucesso do Plano diocesano 2008/2011".


Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial