Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

16 de setembro de 2008

Escola Diocesana de Música Sacra inicia novo ano com 49 alunos


No passado dia 13 de Setembro, a EDMS retomou a sua actividade. Chegaram 21 novos alunos e temos notícia da possibilidade de virem mais 7 candidatos.
Na sessão de abertura das aulas, estando presentes quase todos os alunos e os nove professores que os vão acompanhados no seu percurso, o director da Escola lembrou a finalidade da Escola. Apelou para a necessidade de buscarmos a perfeição na música coral e instrumental, referindo-se ao Regra interna dos Cónegos Regrantes de Santa Cruz que cultivavam e praticavam boa música: «…pois vemos cõcorrer mais gente ás igrejas onde milhor fazem os diuinos officios, q às outras onde carecem de cãtos, ou não catam tambem (...)».
Um dos párocos de alguns alunos, muito atento a esta questão, falou das suas intenções. «Enviei paroquianos à Escola Diocesana de Música Sacra para melhorar a qualidade musical das celebrações: que as pessoas cantassem melhor e, consequentemente, rezassem melhor, ajudando a criar as condições para um verdadeiro encontro com Deus». As paróquias apoiaram esses alunos e já tiveram oportunidade de ver alguns frutos desta iniciativa. E concluiu: «posso dizer que o saldo deste"investimento" é muito positivo, tendo as paróquias muito orgulho no talento destes jovens que se formaram na nossa Escola Diocesana».
Os 21 novos alunos vêm das seguintes paróquias das quatro regiões pastorais: Centro: Ançã, Figueiró do Campo, Friúmes, Penacova, Santa Cruz, São José, Sebal e Semide; Beira Mar: Tapeus; Sul: Alvorge, Guia, Lagarteira e Pombalinho; Nordeste: Arganil. Os alunos serão por nove professores.
Celebrar a Eucaristia com dignidade pressupõe uma preparação séria e a EDMS existe precisamente para isto: dar formação litúrgico-musical a cantores, salmistas, organistas e directores de coro. Foi dentro deste espírito de missão que se iniciou o novo ano escolar.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial