Grupo de Jovens em missão no Brasil
No mês passado a Diocese de Coimbra lançou dez jovens em missão. Dando corpo a um desejo diocesano, o grupo missionário João Paulo II esteve durante o mês de Agosto em Chapadinha, no nordeste brasileiro, onde realizou voluntariado missionário. Os jovens apoiaram as Irmãs Criaditas dos Pobres e os Padres missionários da Boa Nova, numa missão que D. Albino Cleto considerou exemplar, ao ponto de servir agora de modelo para implementar alterações no secretariado das missões de Coimbra.
O Bispo de Coimbra explica que é a partir deste grupo que irá "refazer o secretariado das vocações na diocese", até porque considera que a comissão diocesana para o apoio às missões "está cansada e descentrada".
Para D. Albino Cleto, neste campo, tem-se falado muito "e agido pouco". "É preciso aventura e quebrar, falo por Coimbra, uma tendência caseira de dizer que primeiro temos de ser apóstolos à porta de casa para depois irmos. A este grupo eu disse, vamos para longe pois no contacto com a riqueza de outras igrejas sentiremos melhor o que é ser apóstolo à porta de casa", declarou à agência Ecclesia.
Agora que os jovens regressaram da viagem do Brasil, D. Albino Cleto pretende espalhar o projecto por toda a diocese. "Neste momento a diocese está informada, embora talvez não tenha acompanhado com cuidado e zelo que desejamos", aponta.
Em Outubro, os dez missionários vão encetar campanhas dinamizadoras. "Este foi um projecto copiado de Aveiro que encontrou impacto entre os jovens", explica o prelado. Em Coimbra o projecto vai apostar numa dimensão missionária, "mas também numa vertente vocacional", conclui D. Albino Cleto.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial