Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha fotografia
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de setembro de 2008

Manuel Antunes salva criança de quatro anos


A equipa do cirurgião Manuel Antunes realizou no passado dia 27 de Agosto um transplante de coração a uma criança de quatro anos. A intervenção demorou cerca de três horas, decorreu sem incidentes e o menino de Peso da Régua, internado no Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), apresenta uma evolução clínica bastante favorável, confirmou o especialista ao nosso jornal.
A criança sofria de uma carrdiomiopatia dilatada, que a impedia de se alimentar e condicionava seriamente o seu crescimento e capacidade física. Desde o nascimento foi acompanhado pelo Serviço de Cardiologia dos Hospital Pediátrico de Coimbra, mas no último ano a insuficiência cardíaca tornou-se mais grave. O transplante era a solução de tratamento que se impunha. "Há mais de um ano que a criança era alimentada por uma sonda, desconhecendo já o sabor do leite", disse o cirurgião, explicando que a criança deverá, gradualmente, começar a fazer pequenas refeições. "O objectivo agora é que ela ganhe mais peso", disse ainda o médico. Segundo Manuel Antunes, foi a criança mais pequena que até gora transplantou em toda a sua carreira, mostrando-se impressionado com a boa evolução clínica.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial