Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de setembro de 2008

Escola Diocesana de Leigos inicia ano lectivo


No próximo dia 23 de Setembro a Escola Diocesana de Leigos vai iniciar as suas actividades.
Dando continuidade ao trabalho realizado ao longo dos últimos seis anos, e no propósito de dotar os cristãos leigos de formação adequada seja em ordem à sua vivência pessoal e integração social, pelo testemunho, seja em ordem ao serviço comunitário, a Escola Diocesana de Leigos manterá actividade formativa em Coimbra, Figueira da Foz e Oliveira do Hospital. Algumas dezenas de cristãos de toda a Diocese foram concluindo o seu tempo de formação que, embora extenso, vem sendo avaliado como muito positivo. Olhando apenas para os números, o lado menos interessante de uma avaliação, registamos o seguinte número de leigos que concluíram o Curso Geral: 34 em Coimbra, 12 em Pombal, 14 em Cantanhede, e 17 em Oliveira do Hospital. Muitos outros frequentaram apenas áreas que particularmente lhes interessava.
Não sendo uma formação destinada a massificar, nem para deixar muitas fotografias no jornal, tem sido muito importante, especialmente como recurso útil para ministros da liturgia, assim testemunham.
Durante a avaliação do Plano Pastoral, mais uma vez emergiu uma necessidade – formação dos leigos. Concordo com a análise, até porque estamos numa espiral tremenda: quanto menos formação e conhecimento, menor é a necessidade de os buscar e maior é a tendência para fazermos de nós a medida de todas as coisas, dispensando, por isso, qualquer proposta que surja. O resultado é ainda mais preocupante: tanta asneira… em nome da Igreja! E onde estão estes leigos que sentem necessidade de formação?
Durante este ano ela está disponível em três pólos: Coimbra continuará o seu programa e contará neste primeiro semestre com os módulos de Teologia Moral I (terça-feira) e Teologia Fundamental (quinta-feira), sempre no Seminário Maior de Coimbra; Figueira da Foz, no terceiro ano de formação, abordará, neste semestre, a História da Igreja (terça-feira), no Seminário Menor da Figueira; e, Oliveira do Hospital, onde será reeditado o módulo de Antigo Testamento (terça-feira), no Centro Recreativo e Cultural de Galizes; os trabalhos realizam-se sempre entre as 21 e as 23 horas.
Atendendo ao esforço de todos e aos recursos humanos e materiais, bastante escassos, devemos aproveitar mais esta oportunidade.


Manuel Carvalheiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial