Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

22 de julho de 2008

2º ENCONTRO DO MESF

O lema do MESF "Deus precisa de instrumentos que sejam ponte entre o céu e a terra!" (Pe Manuel Antunes – Fundador do Instituto Secular da Sagrada Família), é um chamamento a todos os Seguidores do Movimento de Espiritualidade da Sagrada Família a viverem e transmitirem com fidelidade e entusiasmo o carisma que Deus doou ao Movimento: conhecer, viver e irradiar o Amor de Deus a todas as famílias, tendo como modelo a Sagrada Família de Nazaré.
No passado dia 13 de Julho/08 o 2º Encontro de famílias, Seguidores do MESF, teve a participação de mais de uma centena de famílias (casais, jovens, adolescentes e crianças), provenientes de todas as Paróquias da Diocese de Coimbra onde o MESF está implantado com algumas famílias que procuram conhecer, viver e irradiar esta Espiritualidade, através da consagração da sua própria família e recebendo como modelo das suas vidas a Família de Nazaré.
O Encontro geral que abordou o tema: “A família, ontem, hoje e sempre, à luz de Jesus Cristo – os desafios que nos são lançados?”, foi apresentado por 3 famílias do MESF.
Além desta reflexão realizaram-se, durante o dia, várias actividades: momentos de oração, partilha, convivência fraterna, culminando com uma celebração Eucarística e uma celebração de Envio de novos Seguidores do MESF, presidida pelo Rev.do Padre Fernando Pascoal, assistente do ISSF e do MESF.
Foi um grande momento de formação para todos os participantes, aproveitando a beleza natural que envolve a Casa da Sagrada Família em Praia de Mira, que levou cada um dos participantes, a reflectirem em família, e a assumirem um compromisso que os ajudará no concreto da vida, a serem “mais família”, segundo o projecto de Deus.
O MESF, nascido a 21/01/2007, conta já com cerca de 500 famílias na Diocese de Coimbra e algumas noutras Dioceses vizinhas. O seu crescimento deve-se ao empenhamento dos seus Seguidores e Servidores que são testemunho que irradia junto de outras famílias.
“Salvemos a família e salvaremos o mundo”, este é o desejo que impulsiona cada família a viver e irradiar o ser e o viver da Sagrada Família, na alegria de se sentir instrumento de Deus entre o céu e a terra.
- Se desejas conhecer as linhas Orientadoras do MESF,
- Se sentes que é necessário fazer alguma coisa para salvar este nosso mundo,
- Se sentes que Deus precisa de ti e podes ser Seu instrumento,
Contacta:
mesfcoimbra@gmail.com

Estrela de Noronha

Testemunham alguns participantes:

“Testemunho da Família Nunes”
“O encontro do MESF de 13 de Julho, na Casa da Sagrada Família na Praia de Mira, desafiou-nos a servir mais o Senhor, nos irmãos em Cristo. Os Temas desenvolvidos foram um impulso à família e empenho no seu compromisso e sociedade”
Anabela e Tó (Ervedal)

“Testemunho da Família Lopes”
Foi com muita alegria que participamos neste 2º Encontro de Famílias do Mesf, na Praia de Mira, onde saímos mais enriquecidos e constatamos que a vida em família hoje, tal como no tempo dos nossos pais pode ser uma realidade neste tempo de mudança. A família e os seus valores apesar de se encontrarem em crise, ainda existe a semente que germinará, para no futuro não se pensar só no comodismo e individualismo, gerando uma sociedade sem valores cristãos.
A família cristã, hoje, assume um papel importante na sociedade, através do matrimónio e da sua missão na sociedade. Matrimónio que será símbolo de hospitalidade, acolhimento, perdão, integração, aceitação, equidade, abertura ao dom da vida, abertura a Deus, através da oração.
Louvamos a Deus, através da oração, louvamos a Deus, porque pelo matrimónio, sacramento do amor da unidade, se constituíram muitas famílias cristãs, verdadeiras igrejas domésticas.
A verdadeira família cristã, tem que preservar os ideais transmitidos pelos nossos pais e formadores, que nos abriram o caminho à fé e nos colocaram hoje como parte desta grande família que continua a crescer e que com a ajuda de Deus e da Sagrada Família de Nazaré, nos reúne e nos faz participar a dar o nosso testemunho deste percurso ainda pequenino junto de todos os que compõem este movimento (O MESF).
Elsa, Luís e Filhas (Coimbra)

“Testemunho da Família Caetano”

“FAMILIAS, ONTEM E HOJE”
… Como sabem, quem decide enveredar pelos Caminhos da Luz, encontra, constantemente, as “trevas”, e, como nós não somos excepção, durante a preparação do nosso tema havia sempre “algo” que nos impedia de o fazer. Mas, revestidos do Espírito Santo conseguimos preparar e apresentar, com as nossas limitações humanas, o que nos foi solicitado, nomeadamente as diferenças da Família de Ontem e da Família de Hoje.
Esta experiência foi, sobretudo, muito enriquecedora, tanto no compromisso da Fé como também no despertar e no alerta para as dificuldades que todas as Famílias têm.
Como sempre, quem dá a sua vida e o seu tempo ao Senhor, acaba por receber infindavelmente mais. O esforço, a entrega e o serviço a Deus, resultaram na renovação das nossas forças e ficámos felizes por ver tantas famílias no caminho do reino de Deus.
Saul, Sandra e meninos (Febres)

“Testemunho da Família Francisco”

“Oportunidades”
Na vida são-nos oferecidas muitas oportunidades. Devemos seleccioná-las criteriosamente e aproveitá-las.
Em 21 Janeiro de 2007, dissemos SIM ao Movimento de Espiritualidade da Sagrada Família (MESF).
Em 13 de Julho de 2008, 2º Encontro geral, foi dia de balanço. Resultado: O resultado é positivo.
Quando conseguimos colocar-nos ao serviço dos “irmãos” e do “Pai”, é grande a recompensa.
Louvado sejas Senhor.
Isaura e Álvaro (Miranda do Corvo)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial