Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de julho de 2008

Seixo de Mira engalanado para receber D. João Lavrador


A paróquia do Seixo de Mira saudou no passado Domingo, D. João Lavrador, natural daquela localidade. O motivo foi mais que justificado, a sua ordenação episcopal que decorreu no passado dia 29 de Junho, na Sé Nova, em Coimbra. "Até, porque não é todos os dias que se fazem bispos cá na terra", gracejou um popular, que aguardava ansiosamente pela sua chegada.
De facto, o Seixo revestiu-se a preceito para receber o novo bispo auxiliar do Porto. O calor era muito. A rua principal até à igreja estava toda ela revestida de flores. O adro da igreja foi igualmente revestido de um belíssimo tapete de flores, fazendo lembrar as festas de S. Miguel, no arquipélago dos Açores. Os movimentos da paróquia, as associações culturais, assim como algumas entidades civis estiveram à chegada do novo bispo, junto às escolas do Seixo.
A alegria era visível nos inúmeros rostos presentes na cerimónia, como referenciou o pároco do Seixo, Jerónimo de Jesus Correia. Coube depois a Monsenhor João Evangelista Ribeiro Jorge, como padre mais antigo daquela comunidade, fazer a saudação ao novo bispo. Monsenhor recordou as diversas ordenações sacerdotais, assim como "as missa novas" e em particular a de D. João Lavrador que aconteceram naquela região. O Seixo, outrora fértil em vocações, atravessa hoje uma crise. Foi nesse sentido que o novo bispo da "terra" pediu aos jovens uma maior generosidade na entrega e no serviço aos outros. Pediu mais vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, mas também uma maior aposta na família.
D. João Lavrador, visivelmente emocionado pelo carinho expresso pela povoação, agradeceu, pedindo oração para a sua nova missão pastoral.
Seguiu-se depois a procissão até à igreja, acompanhada da Banda Ressurreição de Mira e das forças vivas da região.
D. João Lavrador presidiu depois à Eucaristia, onde administrou o Sacramento do Crisma a 11 novos crismandos, entre os quais, duas suas sobrinhas. A festa terminou com um lanche partilhado pela comunidade.
D. João Lavrador tem 52 anos e é licenciado em Teologia. Foi até bem pouco tempo Pró-Vigário Geral da Diocese de Coimbra. Padre desde os 25 anos, foi reitor do Seminário de Coimbra, de 1991 a 1997, data em que foi nomeado Pró-Vigário Geral da Diocese. Era também director do Instituto Universitário Justiça e Paz, Cónego da Sé e Capelão do Carmelo de Coimbra tendo acompanhado, durante anos, o percurso espiritual da Irmã Lúcia, de quem era confidente.
A sua entrada "oficial" na Diocese do Porto, como Bispo Auxiliar, acontecerá no próximo domingo.
Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial