Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de julho de 2008

Pré-Seminário: um testemunho da Comunidade Cura D’Ars


Já se passaram três anos. Agora, mal recordo como tudo começou, mas sei que nunca esquecerei a intensidade que esta experiência teve, que nada mais fez que mudar toda a minha vida.
Tudo começou quando pus a hipótese de vir a ser sacerdote. Este pensamento acabou por me transportar até à Comunidade Residente do Pré-Seminário da Imaculada Conceição, uma ideia recente que foi construída entre vários sacerdotes da Diocese de Coimbra e da qual eu acabei por me tornar, de certa forma, cobaia, pois pude ter a honra de ser um dos primeiros a dar alguma cor a esta Comunidade.
E se houve algo que ao longo dos tempos foi destacando esta Comunidade foi precisamente este carácter que permitiu que mesmo os participantes pintassem as paredes espirituais que constituem esta casa, que depressa se tornou também um lar de cada um de nós.
Este percurso não foi nada fácil, e se tendencialmente o ambiente era leve e sossegado para poder ser preenchido por estudos e trabalhos, também havia momentos pesados onde através de reuniões onde partilhávamos aquilo que nos atribulava, que achávamos errado, ou que sentíamos em falta, dávamos mais alguns passos no nosso desenvolvimento como pessoas e como cristãos.
Esta casa permitiu acima de tudo um desenvolvimento humano, académico e cristão únicos, pois ao invés de uma fábrica de padres, surge como uma Comunidade onde se aposta no desenvolvimento de cada um, de cada um consigo, com os outros e com Deus. Nunca nos podemos esquecer da nossa escola, o Colégio da Imaculada Conceição, que surgiu como ponto fulcral no desenvolvimento de cada um de nós, que lá pode encontrar um lar onde não só se estudava, mas também se crescia. Crescia-se através da relação entre os colegas e os professores e através das actividades extra-curriculares que proporcionava o Colégio e toda a Companhia de Jesus, que iam desde diversos grupos e clubes até actividades dinamizadas a nível nacional para os colégios jesuítas, entre muitas outras actividades.
Não menos importante foram todos os que dentro do Pré-Seminário, e da paróquia de Cernache (onde está inserida esta comunidade), se preocuparam em acolher-nos e formar-nos, elucidando-nos e aproximando-nos dos outros, de Deus e de nós mesmos.
Se há algo que trago guardado dos meus dias na Comunidade Residente é o prazer de me dar aos outros e a Deus e o desejo de querer ser mais Eu, algo que sei que cumpri nos meus dias enquanto pré-seminarista, uns dias melhor, outros pior, mas sempre através de, e com Deus.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial