Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de janeiro de 2008


Vila de Verride celebra Mártir S. Sebastião

No ano em que comemora o seu segundo centenário, a Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) tomou a responsabilidade de realizar a tradicional festividade em honra de S. Sebastião. É uma parceria com o Conselho Económico da Paróquia.

Haja comissão de festas ou simplesmente organizada pela Conselho Económico da Paróquia., a festividade religiosa em louvor de S, Sebastião nunca deixa de se fazer na Vila de Verride, na data que a Igreja recorda aquele Mártir. Este ano a organização da festa é uma parceria da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV), no ano em que comemora 200 de existência, com o Conselho Económico da Paróquia.
Assim, no próximo fim-de-semana, de 18 a 20 de Janeiro, terão lugar as festas em honra de S. Sebastião, com o objectivo de celebrar a fé e devoção que a comunidade cristã tem no Mártir. Os actos litúrgicos, essência da festividade, iniciam-se dia 18, pelas 20h30, com a tradicional Procissão das Velas seguida da Novena Grande. No sábado, pelas 14h30, será celebrada uma Missa em honra de S. Sebastião, na Capela onde é venerado, seguida de procissão até à Matriz, onde a Imagem de S. Sebastião ficará até ao dia seguinte: No dia 20, dia do Mártir, pelas 14h30, terá início a Procissão da Matriz para a Capela de S. Sebastião, onde será celebrada uma missa em honra de S. Sebastião, seguindo-se a tradicional entrega da Bandeira à nova comissão que organizará a festa de 2009.
Os verridenses também terão momentos de lazer e convívio com um programa profano. Dia 18, pelas 22h00, haverá baile, com o agrupamento TV5; no sábado, pelas 7h00, será lançada uma salva de 21 tiros e alvorada pela Banda da AFUV, seguindo-se uma arruada pelos Gaiteiros; pelas 22h00, haverá baile com o Grupo IRA; no dia 20, o dia do Mártir será anunciado por uma salva de 21 tiros, pelas 8h00, e arruada pelos gaiteiros; pelas 17h30 terá início um baile com o conjunto Musical Band, encerrando-se os festejos. De realçar que a organização destes festejos tem em funcionamento uma quermesse e um serviço de Bar.


Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial