Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de janeiro de 2008

D. Albino Cleto: 25 anos de ordenação episcopal



A Diocese de Coimbra está a preparar as bodas de prata de ordenação episcopal de D. Albino Cleto, cujas comemorações decorrem a 27 de Janeiro. O programa compreende uma sessão solene, às 15 horas, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, seguindo-se, às 17,30 horas, uma eucaristia na Sé Nova.
Entretanto, ao convidar os cristãos para "este jubileu", a comissão organizadora das celebrações informa que deseja oferecer um carro ao senhor bispo, "pois as deslocações em serviço pastoral, na diocese, são feitas no seu carro pessoal". Quem desejar participar nesta iniciativa poderá remeter o seu donativo, até 19 de Janeiro, para o ecónomo da diocese, padre dr. Manuel António Pereira Ferrão, explica a comissão, constituída entre outros pelo cónego André Freire.
D. Albino Cleto sucedeu a D. João Alves a 24 de Março de 2001. Foi coadjutor de D. João desde de Outubro de 1997. Natural de Manteigas, onde nasceu a 3 de Março de 1935, D. Albino foi ordenado presbítero em Lisboa, em 1959, onde foi pároco e vice-reitor do Seminário de Almada.
Além do curso de Teologia, frequentou a Faculdade de Letras da Universidade Clássica, licenciando-se em Românicas.
Em 1982 foi nomeado bispo auxiliar do Patriarca D. António Ribeiro, desempenhando o cargo de secretário e porta-voz da Conferência Episcopal.
Presidiu às Comissões Episcopais de Liturgia e Educação Cristã e distinguiu-se como coordenador das comemorações dos Cinco Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas.
Presentemente preside à Comissão da Cultura, Bens Culturais e das Comunicações Sociais.


Miguel Cotrim

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais é D. Manuel Clemente. D. Albino Cleto é vogal dessa Comissão.

1:46 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial