Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de janeiro de 2008

Paróquias de Vila Nova e Semide homenagearam Padre Pedro dos Santos



O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, salientou a "lição de coragem e de força do Padre Pedro que continua a dedicar-se ao trabalho", durante a homenagem que a freguesia de Semide prestou ao seu pároco no dia 22 de Dezembro.
"É um exemplo de coragem e de dedicação de um apaixonado pela Igreja", sublinhou o prelado, satisfeito por ver o povo "enaltecer as qualidades de um presbítero", neste caso o padre António Pedro dos Santos, de 82 anos, que após vários meses de doença, em que foi operado por três vezes, ainda continua a orientar as paróquias de Semide e Rio de Vide.
A comunidade de Semide prestou-lhe homenagem pelos seus 18 anos de apostolado na freguesia, numa cerimónia que contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, entre outros autarcas da região e representantes de entidades.
Os promotores, Conselho Económico da Paróquia, Grupo de Jovens, Grupo de Catequistas, Grupo Ajuda Fraterna, o médico Carlos Ventura e o professor Manuel Augusto Rodrigues, pretenderam "homenagear o sacerdote que, ao longo destes anos, tem realizado um trabalho notável ao serviço da comunidade, bem visível no Mosteiro de Semide, Santuário do Divino Senhor da Serra e nos movimentos criados na freguesia".
Um homem bom, de muita fé, coragem, sem medo, um pedagogo e um humanista que "investe" muito amor nas obras que executa, assim descrevem o Padre António Pedro dos Santos os paroquianos de Semide.
Entretanto, devido aos seus problemas de saúde, o Padre Pedro dos Santos deixou de parquear a comunidade de Vila Nova, passando a ser agora o Padre Armando Duarte, pároco de Miranda do Corvo.
Quase 60 anos de sacerdócio
O Padre António Pedro dos Santos completa em Junho 60 anos desde que foi ordenado sacerdote.
Nascido em Lobazes, freguesia de Miranda do Corvo, a 11 de Agosto de 1925, Pedro dos Santos foi ordenado presbítero em 29 de Junho de 1948, na Sé Patriarcal de Lisboa, com 22 anos de idade.
Celebrou a sua primeira missa a 4 de Julho desse ano, na igreja matriz de Miranda do Corvo, e passou a coadjutor do pároco de Santa Cruz, em Coimbra.
No ano seguinte foi preparador e professor nos seminários, primeiro na Figueira da Foz e depois em Coimbra.
Quando rebentou a Guerra Colonial, em 1961, partiu como tenente capelão militar para Angola. Onde teve um desempenho tão significativo que foi convidado pelo Bispo de Nova Lisboa a ficar naquela diocese.
Dirigiu o Colégio Diocesano São Teotónio, em Coimbra, durante cerca de 25 anos consecutivos entre 1964 e finais de 1989, altura em que foi nomeado pároco de Semide e Rio Vide e reitor pelo Santuário do Divino Senhor da Serra.
Entre Outubro de 1993 e o início deste mês orientou ainda a paróquia de Vila Nova, também no concelho de Miranda do Corvo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial