Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de janeiro de 2008

Alargado às paróquias do arciprestado

Carapinheira dinamiza 3.º Curso Alpha

No próximo dia 17 de Janeiro inicia-se, na paróquia da Carapinheira, o 3.º Curso Alpha, abrangendo também algumas paróquias do arciprestado. Este curso, a decorrer no Centro Social e Paroquial “é uma evangelização de futuro”, tem uma participação de cerca de 80 novos catecúmenos, sendo organizado pelo diácono Lusitano Rainho, coadjuvado por diversos monitores/animadores.
O Curso Alpha é um meio de primeiro anúncio das bases da fé cristã. Nascido há vários anos em Londres, ele tem sido utilizado por todas as igrejas cristãs, e nomeadamente pela Igreja Católica em muitos países do mundo. Em Portugal, começou-se no ano 2000, nas paróquias então confiadas aos padres da Comunidade Emanuel: Febres, Vilamar, S. Caetano, Corticeiro de Cima, Covões e Bolho.
O Curso Alpha também é dirigido especialmente a “novos convertidos” e “afastados da fé”, que desejam aprender mais sobre a fé cristã, aos praticantes ocasionais, aos novos cristãos, aos que querem “refrescar” as bases da sua fé, aos novos paroquianos que desejam integrar-se na vida da paróquia. Decorre ao longo de 10 sessões semanais e inclui uma refeição em conjunto, ajudando as pessoas a conhecerem-se; uma palestra sobre um tema sobre o cristianismo, e um momento de discussão e reflexão sobre o tema de cada sessão, em pequenos grupos, onde os participantes são incentivados a formular perguntas e expressar livremente as suas opiniões. “Quem é Jesus?”; “Porque é que Ele morreu?”; “Sagrada Escritura”; “A diferença que faz a fé na vida”; “Oração”; “O que é a Igreja?” e “Evangelização” são alguns dos temas em análise e debate. A meio do curso há um retiro onde são estudadas “a pessoa e a obra do Espírito Santo”, havendo, no final, a Festa Alpha.
O Curso Alpha consiste, pois, na realização de uma série de palestras alusivas às perguntas chaves da fé cristã. Para o participante é a oportunidade de encontrar respostas para as muitas perguntas em aberto. Para as igrejas é uma ferramenta de evangelização, destinada principalmente aos incrédulos. É ainda uma forma de adoptar um modelo de evangelização que envolva os membros, não somente os líderes, pastores ou padres.
A forma de receber as pessoas, o ambiente dos grupos pequenos, a comida, a arrumação das cadeiras, as flores, a música, e até o próprio material estudado, tudo é pensado de forma a ficar o mais atraente possível para a pessoa comum, particularmente para “as pessoas de fora da igreja”, pretendendo entusiasmar os participantes para uma vida cristã. O Curso Alpha fundamenta-se no Evangelho, e é ministrado em 152 países e em 30 mil paróquias. Foi traduzido em 47 línguas e dirige-se a todas as categorias sociais.
Aldo Aveiro


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial