Bispo benze capela do hospital de Cantanhede
D. Albino Cleto esteve uns dias antes do Natal, no hospital de Cantanhede para presidir à bênção da capela da nova unidade de saúde. O Bispo de Coimbra visitou ainda os doentes e ofereceu lembranças de Natal.
A capela do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, recebeu no passado dia 20 de Dezembro a bênção do bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e do pároco de Cantanhede, Padre Carlos Delgado. Depois de benzidas as instalações, celebrou-se uma Eucaristia em que marcaram presença elementos do conselho de administração do HAJC, funcionários e utentes.
D. Albino Cleto congratulou-se com o facto de o hospital possuir uma capela e mostrou-se feliz por saber que existe "um Santíssimo Sacramento na capela". Admitindo não esperar "que muitos doentes visitem a capela, porque o estado de saúde não o permite", o bispo referiu que, mesmo estando no andar de cima, "em espírito os doentes podem estar presentes".
Porque o Natal é o que "se fizer aos outros desde que haja paz e amor", D. Albino Cleto aproveitou ainda para realizar uma visita aos doentes, bem como para lhes entregar uma lembrança.
O prelado considerou que a capela é um local onde utentes, familiares e funcionários "invocam Deus e sentem que Ele os ajuda". Quando se discute a existência ou não de uma capela ou um lugar de reflexão nos hospitais, D. Albino Cleto salientou: "nós, os católicos, somos a favor e admitimos que o lugar sirva para outras confissões mistas". Contudo, sendo a maioria da população "católica, também serão de maioria católica os doentes".
Já Jorge Martins sublinhou que quando chegou ao HAJC este se encontrava em obras, que "não contemplavam a capela". No entanto, fez questão "que o local existisse".
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial