Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de janeiro de 2008

Exposição “O Menino dos Meninos” com centenas de visitas

Iniciativa promovida pela Turismo de Coimbra, E.M. em colaboração com o Museu Nacional Machado de Castro e a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva dá a conhecer mostra de arte sacra.
Desde que foi inaugurada, há aproximadamente duas semanas, a Exposição "O Menino dos Meninos" já recebeu cerca de meio milhar de visitantes. Um número que deverá aumentar consideravelmente, face à adesão de diversas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Coimbra, que já demonstraram interesse em conhecer a exposição, uma iniciativa promovida pela TC – Turismo de Coimbra, E.M.
Inaugurada na presença de Maria Cavaco Silva, a exposição, patente no Convento de S. Francisco, Coimbra, até 31 de Janeiro de 2008, é um projecto do Museu Nacional Machado de Castro, levada a público pela primeira vez em 2002. No ano passado esteve em Alcains, no Museu do Canteiro.
Este ano, foi enriquecida com algumas peças emprestadas pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e beneficiada pelo ambiente intimista do espaço onde é dada a conhecer ao público. Segundo opinião expressa pela Primeira-Dama aquando da inauguração, a mostra é valorizada pelo «ar de ruína» do Convento de S. Francisco, que acolhe a exposição num «ambiente extremamente romântico e afectivo», semelhante mesmo – nas suas palavras – «àquele em que, imaginamos, nasceu Jesus».
Integrada no âmbito da programação de Natal da Empresa Municipal, a exposição reúne um conjunto de 35 imagens, das quais alguns conjuntos compõem presépios – Grupo de Camponeses, Grupo de Pastores, Menino Jesus ou a Sagrada Família (presépios em terracota do século XVIII).
Nesta exposição podem ser admiradas imagens únicas de arte sacra e de excepcional valor histórico, como o Menino Jesus Bom-Pastor em marfim, datado do século XVII; Anjos Músicos, de 1535; Placa de Altar – Natividade,
de 1535 ou ainda o Menino Jesus Salvador do Mundo, em marfim, do século XVII.
A exposição pode ser visitada todos os dias, incluindo feriados e fins-de-semana (excepto nos dias 24 e 25 de Dezembro e no dia 1 de Janeiro), entre as 10h00 e as 13h00, e das 14h00 às 18h00.
A entrada custa um euro.
Entretanto, a TC está a convidar todas as escolas do 1.º CEB a visitarem, a partir de Janeiro (às segundas, terças e quintas-feiras), a exposição. Neste momento, estão inscritos 223 alunos, de quatro estabelecimentos de ensino. O transporte é assegurado gratuitamente pelos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial