Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de janeiro de 2008

Três centenas de crianças visitaram a Exposição “O Menino dos Meninos” em apenas quatro dias


Desde que iniciou o programa de visitas das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Exposição “O Menino dos Meninos” – iniciativa promovida pela Turismo de Coimbra, E.M. em colaboração com o Museu Nacional Machado de Castro – já foi vista por aproximadamente 300 crianças. Em apenas quatro dias, a mostra recebeu 13 turmas, de 6 estabelecimentos de ensino de Coimbra e Leiria.
Até ao final da exposição (31 de Janeiro), a colecção de meninos Jesus e presépios em arte sacra, patente no Convento de S. Francisco, Coimbra, ainda deverá ser visitada por mais duas centenas de alunos, provenientes de 6 outras escolas. Para além da adesão dos mais novos, a exposição continua a ser muito visitada pelo público em geral. Inaugurada há mês e meio, a mostra já recebeu mais de 1.300 visitantes.
Quem ainda não teve oportunidade de conhecer a exposição pode fazê-lo até ao final deste mês – de segunda-feira a domingo (incluindo feriados), entre as 10h00 e as 13h00, e das 14h00 às 18h00.
A entrada custa um euro.
O programa de visitas das escolas do 1.º CEB prossegue também até ao final da exposição. As visitas decorrem às segundas, terças e quintas-feiras, sendo que as reservas devem ser efectuadas através do número de telefone 239 857583. O transporte dos alunos é assegurado gratuitamente pelos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Inaugurada por Maria Cavaco Silva, a Exposição “O Meninos dos Meninos” é um projecto do Museu Nacional Machado de Castro, levada a público pela primeira vez em 2002. No ano passado esteve em Alcains, no Museu do Canteiro.
Este ano, foi enriquecida com algumas peças emprestadas pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e beneficiada pelo ambiente intimista do Convento de S. Francisco.
Reúne um conjunto de 35 imagens e presépios de excepcional valor histórico, destacando-se o Menino Jesus Bom-Pastor em marfim, datado do século XVII; Anjos Músicos, de 1535; Placa de Altar – Natividade, de 1535 ou ainda o Menino Jesus Salvador do Mundo, em marfim, do século XVII. Entre os presépios sobressaem peças como o Grupo de Camponeses, Grupo de Pastores, Menino Jesus ou a Sagrada Família (presépios em terracota do século XVIII).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial