Inventariação da Paróquia de Vale de Remígio
Após alguns atrasos e várias demoras, concluiu-se a inventariação da paróquia de Vale de Remígio, no dia 7 deste mês, com um total de (....) fichas e o respectivo registo fotográfico.
Pela relação das igrejas do Reino, elaborada em 1321, é mencionada com a titularidade de Santo André, posteriormente substituída por São Mamede, o que confere uma nova adaptação devocional ao comum das gerações directamente integradas nas mesmas origens, implantadas num meio rural, de importante aptidão agrícola e pastoril.
O conjunto patrimonial, que conserva, superiormente incomparável ao das três capelas da freguesia, manifesta consideráveis esculturas de pedra, de feitura quatrocentista, bem como das duas centúrias seguintes, sendo a época de seiscentos aquela que maior intensidade comprova quanto à paramentaria, às alfaias litúrgicas e a outros objectos ligados ao culto.
No âmbito da retabulária e da talha, há notórios exemplares ilustrativos, assim como no sector dos metais, com especial destaque das banquetas, em estanho, e das lâmpadas suspensas, em latão, já de feituras setecentistas.
José Eduardo Reis Coutinho
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial