Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

4 de dezembro de 2007

“Pobres dos pobres”


A esta mensagem do poeta poderá juntar-se esta outra do Mestre: "pobres sempre os tereis convosco". E o contraste não poderia ser mais chocante. Os programas da ONU, ambiciosos e bem apoiados financeiramente, propõem-se acabar com a pobreza. Na mesma linha vão muitos discursos políticos, a criação de lares e centros de dia apoiados em acordos entre a Segurança Social e Instituições Sociais muitas delas inspiradas na Caridade Cristã. E a rnultifacetada acção sócio-caritativa, misericordiosa e vicentina directamente ligada à própria missão da igreja não é suficiente para acabar com a pobreza. Continua a haver muitos marginalizados, viciados, carentes de tudo e solitários abandonados.
Para acabar com a pobreza seria preciso acabar com a preguiça, com os vícios, com a violência, com o egoísmo, com o orgulho que destroem o Amor.
Seria preciso que os próprios agentes dos centros e obras de bem-fazer sejam bondosos, pacientes, dedicados, numa palavra, virtuosos.
Seria preciso que as instituições se aprimorassem no respeito pelos utentes, pelos seus direitos e pelas suas fragilidades. Eles são a razão de ser das próprias instituições.
É preciso salvaguardar a solidariedade entre as próprias instituições, Os conflitos inter-institucionais, ditados por questões de interesses particulares acabam por ofender e prejudicar o ambiente de paz e amor que deve rodear os utentes. É que o bem, se não foi bem feito também não presta.
Não faz nenhum sentido obrigar os utentes a tomar decisões graves que os afectam nas suas convicções e hábitos razoáveis ameaçando-os com a recusa de um benefício que lhes é devido. Tais procedimentos ferem também as próprias instituições.
"Pobres dos pobres, são pobrezinhos"
João Evangelista Ribeiro Jorge

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial