Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

30 de novembro de 2007

Padre Pedro dos Santos homenageado em Vila Nova e Semide



O Padre António Pedro dos Santos, de 82 anos, vais ser homenageado no próximo domingo em Vila Nova, numa iniciativa do Conselho Económico da Igreja.
Responsável pela paróquia de Vila Nova desde Outubro de 1993, o pároco passou o testemunho ao Padre Armando Duarte, actual responsável pela paróquia de Miranda do Corvo.
No entanto vai continuar a acompanhar as paróquias de Semide e Rio de Vide, das quais é responsável desde 1989, apesar de ter estado afasto nos últimos tempos por motivos de saúde.
Natural de Lobazes, freguesia de Miranda do Corvo, a 11 de Agosto de 1925, Pedro dos Santos foi ordenado padre em 29 de Junho de 1948, na Sé Patriarcal de Lisboa, com 22 anos.
Celebrou a sua primeira missa a 4 de Julho desse ano, na igreja matriz de Miranda do Corvo, e passou a coadjutor do pároco de Santa Cruz, em Coimbra.
No ano seguinte foi prefeito e professor nos seminários, primeiro na Figueira da Foz e depois em Coimbra.
Foi director do Colégio de São Teotónio, em Coimbra durante cerca de 25 anos consecutivos, entre 1964 e finais de 1989.
No dia 22 de Dezembro vai ser ainda alvo de uma outra homenagem, desta vez em Semide, organizada por uma comissão que pretende “solenizar os seus 18 anos de apostolado na freguesia”. A comissão organizadora, constituída pelo Conselho Económico da Paróquia, Grupo de Jovens, Grupo de Catequistas, Grupo Ajuda Fraterna, o Professor Manuel Augusto Rodrigues e o médico Carlos Ventura, quer desta forma “prestar homenagem ao sacerdote que, ao longo destes anos, tem levado a cabo um trabalho notável ao serviço da comunidade”.
Os organizadores destacam ainda as “marcas da sua profunda espiritualidade, da sua sólida cultura, da sua rara sensibilidade, bem visíveis no Mosteiro de Semide, Santuário do Divino Senhor da Serra e nos movimentos que tem criado na freguesia”. O programa de homenagem inclui uma sessão solene às 20 horas na Igreja do Mosteiro de Semide, sendo oradores o médico Carlos Ventura, representantes dos movimentos da paróquia e o professor jubilado Manuel Augusto Rodrigues, ex-director do Arquivo da Universidade de Coimbra.
Segue-se um concerto de música no órgão de tubos pelo professor Paulo Bernardino e uma ceia de Natal servida no refeitório do Mosteiro, para a qual os interessados em participar terão se inscrever através dos telemóveis: 91 9318388 / 96 4134776 ou do telefone 239 549380.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial