Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

29 de novembro de 2007

Convento de S. Francisco acolhe exposição de presépios



Em terracota ou em madeira, deitado em palhas ou sobre um manto, de pé ou num barco em fuga para o Egipto. São várias as formas como é representado, mas o Menino Jesus está presente em praticamente todas as peças da exposição “O Menino dos Meninos”, ontem inaugurada no Convento de S. Francisco.A mostra é um projecto do Museu Nacional de Machado Castro, levada ao público, pela primeira vez, em 2002. No ano passado, a exposição esteve no Museu do Canteiro, em Alcains. Este ano, o convento franciscano de Coimbra acolhe uma nova versão de “O Menino dos Meninos”, enriquecida com algumas peças emprestadas pelo Museu da Fundação Ricardo Espírito Santo.
Assumidamente apaixonada por presépios, a primeira-dama fez questão de estar em Coimbra na inauguração da exposição. Maria Cavaco Silva considera que a mostra beneficia muito com “o ar de ruína” proporcionado pelo convento e que cria um ambiente “extremamente romântico e afectivo”. Um cenário, aliás, semelhante àquele “onde, imaginamos, nasceu Jesus”.
Apesar de ter gostado “imenso” da exposição, Maria Cavaco Silva diz que não levaria nenhuma das peças para a sua colecção pessoal (que já tem mais de 100 presépios). Isto porque, acredita, “não são peças para colecções privadas. São de todos nós, para todos nós apreciarmos”.
À entrada para a exposição, a primeira-dama foi recebida pelos alunos do Externato João XXIII, que a brindaram com três canções. No final da actuação dos pequenos cantores, deixou um desejo para as crianças: “um bom Natal, com poucas prendas”. Mais tarde, explicou que lhe causa “imensa aflição” o consumismo que se apoderou desta quadra e que “não faz bem a ninguém”.
A primeira-dama recordou mesmo que, no seu tempo de criança, quando nasceu o seu gosto pelos presépios, estes era o elemento principal do Natal: “o Natal passava-se mais à volta do presépio do que da árvore de Natal. E era o Menino Jesus quem dava as prendas, não o Pai Natal”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial