Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

29 de novembro de 2007

Bispo de Coimbra à Rádio Regional do Centro:

“Igreja tem de saber encontrar uma linguagem para os tempos de hoje”

D. Albino Cleto, foi o convidado desta semana do programa “Dois Dedos de Conversa” que será emitido pela Rádio Regional do Centro, amanhã pelas 17 horas. Falou sobre a ida dos Bispos Portugueses ao Vaticano e salientou que o Papa Bento XVI “não puxou as orelhas” aos bispos, apenas deixou uma mensagem de motivação e um apelo para que a Igreja em Portugal se torne mais dinâmica e mais apelativa. Revelou no decorrer da entrevista que a baixa natalidade é também uma causa para a falta de padres, “se há crise nas famílias é natural que também se repercute na Igreja”, disse aos microfones da RRC. “No fundo há falta de fé”, disse o prelado. Os pais não dão o exemplo aos filhos de uma verdadeira prática religiosa. Se por um lado os pais mandam os filhos à catequese, depois não correspondem indo à missa aos domingos. Hoje numa turma de 20 alunos apenas três ou quatro vão à catequese. Muitas vezes servindo de chacota dos outros.
As seitas numa determinada altura entraram rapidamente no país porque souberam cativar as pessoas com estratégias de marketing, disse ainda o prelado. Chamavam os fiéis pelo nome. Todos nós gostamos de ser tratados pelo nosso nome. Nesse aspecto eles vieram obrigar os padres a mudar de atitude. Ofereciam milagres e soluções fáceis para todos os problemas. Até que as pessoas se aperceberam que havia por detrás alguns interesses financeiros. Hoje nota-se uma queda acentuada nessas seitas. A Igreja está hoje preocupada em encontrar soluções para reconquistar cada cristão. O Bispo de Coimbra reconhece também que a Igreja tem de saber encontrar uma linguagem própria para os tempos de hoje.
Jesus Cristo revolucionou a mentalidade de toda uma época quando, por exemplo, defendia a igualdade do escravo com o senhor, da mulher com o homem… isto foi uma forma de modernizar a Igreja no seu tempo e que hoje ainda é perfeitamente actual.
Sobre a falta de potenciais interessados em ser padre, D. Albino Cleto diz que não nos devemos preocupar uma vez que já estão a chegar padres de outras partes do mundo. “Porque se aceitamos médicos, professores que vem de África ou do Brasil, que falam a nossa língua… porque não aceitamos também os padres?”, interpelou. Na história da Igreja portuguesa houve períodos em que havia menos padres em Portugal do que há agora.
D. Albino Cleto acabou por deixar também uma mensagem de Natal aos ouvintes da Rádio Regional, desejando que a “luz traga esperança a todos os níveis”.
O próximo convidado será o Eng. Patrocínio Alves administrador da INOVA que se tem revelado (das empresas municipais criadas) aquela que mais sucesso tem obtido.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial