Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

20 de novembro de 2007

Reunião do Conselho Presbiteral


Nos passados dias 14 e 15 de Novembro reuniu o Conselho Presbiteral da Diocese de Coimbra. Da agenda constavam dois temas. O primeiro dizia respeito ao estilo de vida do presbítero, chamado a exercer o sacerdócio, como pastor, no actual contexto da vida paroquial. O segundo tratava da formação mais aprofundada dos leigos que exercem Serviços Eclesiais.
Na reflexão acerca do exercício do ministério sacerdotal a que o presbítero é chamado, começou por situá-la no contexto de mutação sócio – cultural que vivemos hoje, nas exigências cada vez maiores que são lançadas à missão do presbítero, na necessidade de uma adequação constante com as orientações da Igreja e na escassez do clero. Mas, também, à luz da renovação conciliar e das exigências da doutrina da Igreja, é interpelado a uma progressiva consciencialização em ordem a uma modalidade comunitária da sua vida e da sua actuação.
Como resposta, os membros do Conselho Presbiteral aprovaram a seguinte proposta: caminhar decididamente para um trabalho de conjunto do arciprestado, no qual os sacerdotes que nele exercem o seu ministério se encontrem assiduamente para algum tempo de convívio, para fortalecer os laços de amizade, para a oração e partilha espiritual, para o diálogo pastoral e partilha de tarefas; intensificar, onde se achar conveniente, a residência comum dos padres do mesmo arciprestado; os sacerdotes a exercerem o seu ministério no mesmo arciprestado devem assumir em comum as diversas actividades, catequese, liturgia, celebração da Eucaristia, serviço da caridade e formação de leigos; devem reunir periodicamente com os leigos mais responsáveis do arciprestado para em conjunto reflectirem e planificarem o trabalho pastoral, partilhando com os leigos as tarefas que estes podem realizar; devem respeitar o que está determinado sobre a ordem a respeitar na celebração da Eucaristia dominical.
Neste contexto, reflectiu-se, ainda, sobre a necessidade de os sacerdotes dedicarem tempo à sua formação espiritual e à oração, tomarem como prioridade o anuncio da Palavra, a formação dos leigos e a dinamização da acção caritativa nas comunidades cristãs.
O segundo tema foi requerido pelo facto de nos diversos âmbitos da vida da Igreja diocesana se ter manifestado a necessidade de uma formação mais aprofundada dos Leigos que assumem responsabilidades na comunidade cristã, nomeadamente na «orientação da celebração do domingo na ausência do presbítero», na «distribuição da comunhão» e mesmo na Equipa pastoral ou no Conselho Económico.
Esta exigência advém, prioritariamente, da natureza do acto que se realiza que exige dignidade, mas também da necessidade sentida de empenhar mais os Leigos em tarefas eclesiais, os quais, para bem exercerem o serviço a que são chamados, carecem de uma sólida formação.
Foi parecer do Conselho Presbiteral que se deve atender à escolha dos candidatos e exigir uma formação mais aprofundada, nomeadamente para os leigos que são chamados a orientar a oração na celebração do domingo na ausência do presbítero. Para tal, haverá uma formação inicial, em nove sessões, correspondendo cada uma a um dia, a realizar para toda a diocese em Coimbra; a formação permanente que compreenderá, em cada ano, um retiro espiritual e um dia de formação pastoral; o acompanhamento no exercício da actividade através de um encontro mensal, pelo menos, a cargo do pároco.
Para dinamizar a formação dos Leigos encarregados de Serviços Eclesiais será criada uma comissão diocesana.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial