Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de novembro de 2007

UM LIVRO POR SEMANA


Para um curso de catequese de Doutrina Social da Igreja


Ainda existe entre os cristãos, mesmo os que se dizem praticantes, alguma desconfiança quando se fala de catequese de adultos. Pensamos que o ensino da doutrina da Igreja se deve limitar à idade da infância e, quando muito, até ao limiar da juventude. E não é assim! Todos os baptizados devem ter uma formação contínua, ministrada nas homilias dominicais e em cursos organizados especificamente nesse sentido.
Hoje em dia, um dos temas mais importantes na formação dos cristãos adultos, é o da chamada "doutrina social da Igreja" que é, segundo o autor deste livro, "a tradução para os dias de hoje da mensagem evangélica". Estão nesta obra, à disposição de todos, os esquemas de um curso sobre a doutrina social, possível de organizar em paróquias e em grupos de reflexão e de militância cristã.
O autor, José Dias da Silva, além de nosso apreciado colaborador habitual, é, hoje em dia, o mais profundo conhecedor português dos documentos do magistério eclesiástico desde a publicação da "Rerum Novarum" em 1891. Vale a pena, pois, não apenas ler este livro, mas sobretudo utilizá-lo como compêndio de lições de grupos paroquiais e outros que queiram aprofundar os seus conhecimentos como base de uma acção social da Igreja de um texto orientador, indispensável para quantos pretendem formar e catequitizar grupos de acção eclesial, nomeadamente no campo do compromisso social.

A. Jesus Ramos


José DIAS DA SILVA, Em Nome de Jesus Cristo, Paulinas Editora,
Prior Velho, [2007]

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial